Skip to content

Acórdão 594/2015

brasao paraiba
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA

Processo nº 123.574.2013-8
Acórdão nº 594/2015
Recurso VOL /CRF N.º465/ 2014
Recorrente: MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA
Recorrida GERÊNCIA EXEC. DE JULGAMENTO DE PROCESSOS FISCAIS - GEJUP.
Preparadora: COLETORIA ESTADUAL DE ALHANDRA.
Autuantes LEONOR GRANJA AMOURIM/RENATA DE VASCONCELOS LIRA
Relatora CONSª. DOMÊNCIA COUTINHO DE SOUZA FURTADO.

DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA.
CONSTRUTORA. UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE ALÍQUOTA
INTERESTADUAL. CONSULTA FISCAL. AUTO DE INFRAÇÃO
IMPROCEDENTE. RECURSO VOLUNTÁRIO PROVIDO

Descumpre obrigação acessória a empresa do ramo da construção civil, não contribuinte de ICMS, que adquire mercadoria em operação interestadual acobertada por documento fiscal em que se consigne indevidamente alíquota interestadual.
A legislação tributária assegura ao sujeito passivo o direito de formular consulta em caso de dúvida sobre a interpretação ou a aplicação da legislação tributária. Consulta fiscal formulada pelo Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON), anteriormente à prática da infração, fez sucumbir o crédito tributário

Vistos, relatados e discutidos os autos deste Processo, etc...

A C O R D A M os membros deste Conselho de RecursosFiscais, à unanimidade, e de acordo com o voto da relatora, pelo recebimento do Recurso Voluntário, por regular e tempestivo, e no mérito, pelo seu PROVIMENTO, para alterar a sentença prolatada na instância singular que julgou PROCEDENTE e julgar IMPROCEDENTE o Auto de Infração e Apreensão Termo de Depósito nº 2200, lavrado em 15 de setembro de 2013, de fl. 3, contra a MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA (CCICMS: 16.137.837-4), eximindo-a de quaisquer ônus oriundos do presente processo, pelas razões acima expendidas.

 

 

Desobrigado do Recurso Hierárquico, na expressão do art. 84, parágrafo único, IV, da Lei nº 10.094/13.




 

 

P.R.I.

 

 

Sala das Sessões Pres. Gildemar Pereira de Macedo, em 27 de novembro de 2015.


Domênica Coutinho de Souza Furtado
Consª. Relatora


Gianni Cunha da Silveira Cavalcante
Presidente

 

 

Participaram do presente julgamento os Conselheiros,

 

GLAUCO CAVALCANTI MONTENEGRO, MARIA DAS GRAÇAS DONATO DE OLIVEIRA LIMA, JOÃO LINCOLN DINIZ BORGES, ROBERTO FARIAS DE ARAÚJO e FRANCISCO GOMES DE LIMA NETTO.

 

 

Assessor  Jurídico


 

PROCESSO Nº 123.574.2013-8
Recurso VOL /CRF N.º465/ 2014

Recorrente:

MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA

Recorrida

GERÊNCIA EXEC. DE JULGAMENTO DE PROCESSOS FISCAIS - GEJUP.

Preparadora:

COLETORIA ESTADUAL DE ALHANDRA.

Autuantes

LEONOR GRANJA AMOURIM/RENATA DE VASCONCELOS LIRA

Relatora

CONSª. DOMÊNCIA COUTINHO DE SOUZA FURTADO.

 

DESCUMPRIMENTO         DE         OBRIGAÇÃO         ACESSÓRIA.
CONSTRUTORA.  UTILIZAÇÃO  INDEVIDA  DE  ALÍQUOTA
INTERESTADUAL. CONSULTA FISCAL. AUTO DE INFRAÇÃO
IMPROCEDENTE. RECURSO VOLUNTÁRIO PROVIDO.

Descumpre obrigação acessória a empresa do ramo da construção civil, não contribuinte de ICMS, que adquire mercadoria em operação interestadual acobertada por documento fiscal em que se consigne indevidamente alíquota interestadual.

 

A legislação tributária assegura ao sujeito passivo o direito de formular consulta em caso de dúvida sobre a interpretação ou a aplicação da legislação tributária. Consulta fiscal formulada pelo Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON), anteriormente à prática da infração, fez sucumbir o crédito tributário.

 

 

Vistos, relatados e discutidos os autos deste Processo, etc.

 

RELATÓRIO




Trata-se de Recurso Voluntário interposto nos moldes do art. 77 da Lei nº 10.094, de 27 de setembro de 2013, contra a decisão monocrática que julgou PROCEDENTE o Auto de Infração e Apreensão Termo de Depósito nº 2200, lavrado em 15 de setembro de 2013, de 
fl. 3, em que a MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA (CCICMS: 16.137.837-4), é acusada de ter cometido à irregularidade assim denunciada:


 

“O autuado acima qualificado está sendo acusado de descumprimento da lei 6.379/96, modificada pela lei 1008/13, uma vez que a empresa destinatária das mercadorias deixou de cumprir obrigação acessória com relação a informação junto ao seu fornecedor, referente à alíquota destacada na nota fiscal, que deveria ter sido a alíquota interna do Estado de Origem, por se tratar de empresa da Construção civil.

 

As mercadorias estavam sendo transportadas no veículo Scania R400 de placa:

 

MIY 4920.

Acobertadas  pelo  DANFE  878536,  emitido  por Portobello  S/A,  CNPJ:

83.475.9130002-72, emitido em 07/09/2013”.

 

Admitida a infringência aos artigos 36, §§3º e 4º; 119,XV; 523, c/c o inciso III do artigo 666-A, todos do RICMS, aprovado pelo Decreto 18.930/97, tendo sido proposta a aplicação de penalidade por descumprimento de obrigação acessória, arrimada no Art. 29, §§3º e 4º, c/c o inciso III do artigo 81-A, da Lei n° 6.379/96.

 

Devidamente cientificado da autuação, sob a forma pessoal, no dia 8 de outubro de 2013, (fl. 7), o autuado não apresentou petição reclamatória, tornando-se, assim, REVEL, conforme Termo de Revelia, lavrado em 27 de novembro de 2013 (fl.9).

 

Após informação fornecida pela autoridade preparadora de não haver antecedentes fiscais (fl. 11), os autos foram conclusos e remetidos à Gerência de Julgamento de Processos Fiscais - GEJUP, com distribuição à julgadora fiscal, Adriana Cássia Lima Urbano, que, após a análise, julgou o libelo basilar PROCEDENTE (fls. 13 a 15), embasando-se que a acusação imposta, denúncia de descumprimento de obrigação acessória, foi decorrente da subsunção dos fatos às normas contidas na legislação tributária, em conformidade com os fundamentos legais impostos no instrumento acusatório.

 

O contribuinte foi devidamente cientificado da decisão monocrática, via Aviso de Recebimento, em 24 de março de 2014, (fl. 18).

 

A acusada interpôs, tempestivamente, recurso voluntário, fls. 22 a 30, na qual alega, em suma, que a empresa aderiu ao Decreto nº 30.481/2009, conforme termo anexo, requerendo que o auto de infração seja arquivado modificando a decisão de primeira instância.

 

Instadas a apresentar contrarrazões, as autoras do feito fiscal se pronunciam pela permanência da decisão de primeira instância, tendo em vista que o Termo de Opção, parecer nº 2013.01.00.00729, os efeitos do benefício, só começaram a vigorar a partir de 23.10.2013, entretanto a lavratura do auto de infração deu-se, em 15. 9. 2013, antes da entrada em vigor do referido Regime Especial.

 

Remetidos os autos a esta Corte Julgadora, estes foram distribuídos a mim, para apreciação e julgamento.

 

Este é o RELATÓRIO.


VOTO





Versam os autos sobre acusação de descumprimento de obrigação acessória, em razão de a empresa autuada ser do ramo da construção civil e, todavia não ter 
informado ao emitente da Nota Fiscal Eletrônica nº 878536, a sua condição de não contribuinte do ICMS, não podendo a alíquota destacada no documento fiscal ter sido a interestadual, de acordo com a legislação tributária vigente, utilizando os dispositivos normativos infracitados:




6.379/96, in verbis:




Art. 29. Contribuinte é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadorias ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações se iniciem no exterior. (...)

 

§   3º Para efeito do diferencial de alíquota, não se considera contribuinte a empresa de construção civil, ainda que possua inscrição estadual, observado o disposto no § 4º deste artigo.(g.n.)

 

§  4º Na aquisição interestadual de mercadorias, bens ou serviços, o destinatário deverá informar ao remetente sua condição de não contribuinte do imposto, se for o caso.(g.n.)

 

(...)

 

A penalidade aplicada, na inicial, teve por fundamento o art. 81-A, III, da Lei n°

 

 

“Art. 81-A. As multas para as quais se adotará o critério referido no inciso IV doart. 80 serão as seguintes:

(...)

III - 70% (setenta por cento) do valor da operação ou prestação pela aquisição de mercadoria ou serviço, em operação ou prestação interestadual, acobertada por documento fiscal, no qual se consigne, indevidamente, a alíquota interestadual, sob a pretensa condição de contribuinte do destinatário damercadoria ou do serviço;”(g.n.)

 

Ressalvando-se, o disposto no art. 119, XV, do RICMS/PB, in verbis:

 

“Art. 119. São obrigações do contribuinte:

 

(...)

XV - cumprir todas as exigências fiscais previstas na legislação tributária;

(...)”




Com relação à infração em análise, a princípio deveria concordar com a decisão monocrática que procedeu esse lançamento, pois a acusação é clara ao determinar a cobrança de multa, quando a empresa se utiliza indevidamente da condição de contribuinte, para adquirir mercadorias com alíquota interestadual. Neste caso, há que se falar em penalidade, uma vez que a condição de contribuinte não foi atribuída, como determina a Lei nº 6.379/96.

 

Entretanto, as construtoras poderão se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS – CCICMS/PB, desde que optem pela sistemática simplificada de tributação de que trata o Decreto nº 30.481/09, adquirindo, desta forma, o Atestado de Contribuinte, conforme Termo de Opção acostado pela recursante aos autos, fls. 23 a 25. É o que dispõe o Regulamento do ICMS - RICMS, aprovado pelo Decreto nº 18.930/97, art. 523, in verbis:

 

Art. 523. As empresas de construção civil poderão se inscrever no Cadastro de Contribuintes do Estado da Paraíba – CCICMS/PB, desde que optem pela sistemática simplificada de tributação de que trata o Decreto nº 30.481, de 28de julho de 2009 (Decreto nº 32.018/11).” (g.n.)

 

Para os optantes desta sistemática simplificada de tributação, estatuída no Decreto nº 30.481/09, estes deverão recolher o ICMS correspondente ao resultado da


aplicação, sobre o valor da operação, dos percentuais de 2,5%, 3% ou 6%, conforme a procedência das mercadorias.

 

Quando a empresa é optante da Sistemática Simplificada de Tributação, adquire o Atestado de Contribuinte, documento acostado à fl. 25, podendo utilizar a sua condição de contribuinte, no momento da aquisição das mercadorias, como dispõe o Convênio 137/2002. Neste caso, não há que se falar em penalidade, uma vez que a condição de contribuinte foi atribuída, através de atestado, pela Secretaria de Estado da Receita.

 

 

Analisando o Termo de Opção, Parecer nº 2013.01.00.00729, anexado pela empresa autuada, fl. 24, observa-se que os efeitos do referido benefício, só começaram a vigorar a partir de 23.10.2013, perdurando sua eficácia enquanto estiver em vigor o Decreto nº 30.481/09, e o Atestado de Condição de Contribuinte do ICMS, foi concedido em 29.10.2013. Ocorre que a lavratura do auto de infração deu-se em 15. 9. 2013, antes da entrada em vigor do referido Regime Especial, assim sendo, não pode a empresa autuada usufruir dos benefícios suscitados.

 

Entretanto, a autuada, empresa do segmento da construção civil, encontra-se associada a uma entidade representativa – SINDUSCON - Sindicato da Construção Civil, a qual formalizou processo de consulta, sob nº 110.303.2013-6, em 21 de agosto de 2013, anteriormente à prática da infração, que se deu em 16.9.2013, com ciência em mesma data.

 

Nesse caso, entende-se que se deve examinar se há similitude entre a consulta e a matéria versada no auto de infração em foco, por isso estaria sob o amparo dos artigos 145 da Lei nº 10.008/2013, 151 e 90 da Lei 6.379/96 e 133 da Lei 10.094/13, conforme legislação tributária estadual vigente à época de ocorrência da infração, estabelecendo, assim, a sua espontaneidade, em relação à espécie consultada e, por essa razão, não poderia ter sido alvo da autuação em questão.

 

Inicialmente verifica-se que o Código Tributário Nacional (CTN), em seu artigo 161, assegura ao sujeito passivo o direito de formular consulta em caso de dúvida sobre a interpretação ou a aplicação da legislação tributária.

 

O art. 125 e parágrafos, da Lei nº 10.094, de 27 de setembro de 2013, assegura ao sujeito passivo o direito de formular consulta e estende esse direito às entidades representativas de categorias econômicas e profissionais para aplicação da legislação tributária estadual, em relação a fato concreto de interesse geral da categoria que legalmente representem.

 

“Art. 125. Ao sujeito passivo é assegurado o direito de formular consulta emcaso de dúvida sobre a interpretação ou a aplicação da legislação tributária do Estado da Paraíba.

 

Parágrafo único. A faculdade prevista neste artigo estende-se aos órgãos da

 

Administração Pública e às entidades representativas das categorias econômicas, 
profissionais ou sindicais, relativamente às atividades desenvolvidas por seus representados.


 

§  A consulta deverá referir-se a matéria específica e determinada, claramenteexplicitada na petição, devendo identificar o dispositivo da legislação tributária sobre cuja aplicação necessite esclarecimentos.

 

§   Na hipótese de consulta que verse sobre situação determinada ainda nãoocorrida, deverá o consulente demonstrar a sua vinculação com o fato, bem como, a efetiva possibilidade de sua ocorrência.

 

§  Ao consulente é facultado anexar à petição, pareceres, documentos, laudosou qualquer trabalho técnico sobre a matéria consultada”.

 

O caput do artigo 161 e o parágrafo 2º, do CTN, de forma clara e precisa, impõem a cobrança de juros de mora e penalidades, além da aplicação de quaisquer medidas de garantia previstas no próprio código ou em lei tributária, ao crédito não integralmente pago no vencimento, independentemente do motivo determinante da falta. Contudo, exclui essa providência caso haja pendência de consulta formulada pelo devedor dentro do prazo legal para pagamento do crédito.

 

Art. 161. O crédito não integralmente pago no vencimento é acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuízo da imposição das penalidades cabíveis e da aplicação de quaisquer medidas de garantia previstas nesta Lei ou em lei tributária.

 

§ 1º Se a lei não dispuser de modo diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês.

 

§  2º O disposto neste artigo não se aplica na pendência de consulta formulada pelo devedor dentro do prazo legal para pagamento do crédito. (g.n.)

 

Em consonância com o disposto no CTN, especificamente a Lei nº 6.379/96, em seus artigos 90 e 151, estabelece que a consulta formaliza a espontaneidade do contribuinte, em relação à espécie consultada, para efeito da aplicação de penalidades, conforme se aduz da dilação abaixo:

 

Art. 90. Os que, antes de qualquer procedimento fiscal, procurarem, espontaneamente, a repartição fazendária de seu domicílio para sanar irregularidades, não sofrerão penalidades, salvo, quando se tratar de falta delançamento ou de recolhimento do imposto, caso em que ficarão sujeitos aos juros e à multa de mora de que trata o art. 59 desta Lei”. (g.n) (...)

 

Art. 151. A consulta formaliza a espontaneidade do contribuinte, em relação

 

à espécie consultada, para efeito do disposto no art. 90, exceto quando:(g.n.)

 

I - formulada em desacordo com os arts. 145 e 146;

 

II  - não descrever com fidelidade e em toda sua extensão o fato que lhe deu origem;

III - formulada após o início do procedimento fiscal;

IV - seja meramente protelatória, assim entendida a que versar sobre disposições claramente expressas na legislação tributária ou sobre questão de direito já resolvida por decisão administrativa ou judicial definitiva, passada em julgado, 
publicada há mais de 30 (trinta) dias antes da apresentação da consulta;


 

V - se tratar de indagação versando sobre espécie que já tenha sido objeto de decisão dada à consulta anterior formulada pelo mesmo contribuinte;

 

VI - versar sobre espécie já decidida por solução com efeito normativo e adotada em resolução.

 

§   1º Proferido o despacho de solução à consulta e cientificado o consulente, desaparece a espontaneidade prevista neste artigo.

§  2º A adoção da solução dada à consulta não exime o consulente das sanções cabíveis, se já houver se consumado o ilícito tributário à data de sua protocolização na repartição competente”.

 

A espontaneidade também está prevista na nova lei que rege o Processo Administrativo Tributário (Lei Estadual nº 10.094/2013) em suas espécies, estabelecendo o seguinte:

 

Art. 129. A consulta formaliza a espontaneidade do contribuinte em relação à espécie consultada, exceto quando rejeitada.(g.n.)

 

Parágrafo único. Proferido o despacho de solução dada à consulta e cientificada a consulente, desaparece a espontaneidade prevista neste artigo”.

 

Art. 130. A apresentação de consulta sobre a incidência de tributo suspende o curso do prazo legal para pagamento, recomeçando a correr com a ciência da decisão definitiva, computando o tempo anterior à suspensão”.

 

O processo de consulta formalizado perante a administração tributária, nos termos da legislação de regência, tem o condão de dirimir dúvidas a respeito dos efeitos da diferença de alíquota às empresas de construção civil, que não serão mais tratadas como contribuintes, ainda que possuam inscrição estadual, e que estas empresas deverão informar ao seu remetente a sua condição de não contribuintes, pertinente ao entendimento à aplicação a ser dada aos art. 4º e 6º da Lei 10.008/13 e aos Decretos nº 30.481/09 e 33.808/13, bem como aos Termos de Acordo firmados com a SER/PB.

 

Portanto, dúvidas não há quanto à associabilidade da matéria tratada na consulta em referência e a versada no auto de infração, no que concerne à cobrança da obrigação acessória, em razão de a empresa autuada ser do ramo da construção civil e, todavia, não ter informado ao emitente da Nota Fiscal Eletrônica a sua condição de não contribuinte do ICMS, não podendo a alíquota destacada no documento fiscal ter sido a interestadual, de modo que, sob esse aspecto, a recorrente encontrava-se sob o princípio da espontaneidade, para o efeito de ver excluídos do auto infracional os créditos tributários relacionados à cobrança da obrigação acessória, posto que sob essas circunstâncias, não podia ter sido alvo dessa exigência fiscal.

 

No que diz respeito à perspectiva temporal, resta saber qual o alcance da espontaneidade, para o fim de determinar se esta se estabelece sobre os ilícitos fiscais consumados no período da consulta proposta pela recorrente, haja vista que o SINDUSCON formalizou processo de consulta, sob nº 110.303.2013-6, em 21 de agosto de 2013, anteriormente à prática da infração, que se deu em 16 de setembro de 2013, e cuja ciência dos autos ocorreu em mesma data.

 

A solução nos é dada pelas normas combinadas dos artigos 130 a 134, da Lei nº 10.094, de 27 de setembro de 2013, abaixo transcritos:

 

“Art. 130. A apresentação de consulta sobre a incidência de tributo suspende ocurso do prazo legal para pagamento, recomeçando a correr com a ciência da decisão definitiva, computado o tempo anterior à suspensão.

 

Art. 131. Os efeitos da consulta que se reportar a situação não ocorrida, somentese aperfeiçoam caso o fato concretizado for aquele sobre o qual versou a consulta previamente formulada.

 

Art. 132. O consulente adotará o entendimento da solução dada à consulta, apartir da data da ciência, salvo o direito de recurso.

 

Parágrafo único. A adoção da solução dada à consulta não exime o consulentedas sanções cabíveis, se já houver se consumado o ilícito tributário à data de sua protocolização na repartição competente.

 

Art. 133. O sujeito passivo não será submetido a procedimento fiscal oucompelido a cumprir obrigações tributárias, principal ou acessória, relativas à matéria consultada, desde a data de protocolo da consulta até a ciência do despacho que rejeitá-la ou da decisão transitada em julgado.

 

Art. 134. O tributo considerado devido pela decisão da consulta, quandorecolhido antes de qualquer procedimento fiscal, será cobrado:

 

I - sem qualquer penalidade, quando, na data do pagamento, aplicada a norma do art. 130 desta Lei, não tiver sido ultrapassado o prazo legal de recolhimento;

 

II    - com as multas devidas e acréscimos legais, quando já houver sido ultrapassado o prazo legal de recolhimento.

 

Parágrafo único. Quando a consulta for rejeitada, havendo imposto a cobrar,será o processo encaminhado à repartição preparadora do domicílio do consulente para instauração do procedimento fiscal de lançamento tributário de ofício e proposição da penalidade cabível”.

 

Infere-se que, conforme o art. 133, supracitado, o sujeito passivo não será submetido a procedimento fiscal ou compelido a cumprir obrigações tributárias, principal ou acessória, relativas à matéria consultada, desde a data de protocolo da consulta até a ciência do despacho que rejeitá-la ou da decisão transitada em julgado.

 

Todavia, caso a consulta seja rejeitada, por se enquadrar em um dos incisos de I a IX, do artigo 128, da Lei Estadual nº 10.094/2013, abaixo transcritos, não será formalizada a espontaneidade do contribuinte, portanto, poderá o contribuinte sofrer penalização pelo descumprimento de obrigação tributária, principal ou acessória.

 

“Art. 128. A consulta será rejeitada quando:

 

I - formulada em desacordo com o disposto no art. 127 desta Lei; II - solicitada por quem esteja:

 

a) cientificado de Termo de Inicio de Fiscalização;

 

b)    sob procedimento fiscal destinado a apurar fatos relativos ao objeto da consulta;

 

c)  intimado a cumprir obrigação relativa ao objeto da consulta;

 

III - versar sobre disposições claramente expressas na legislação tributária; IV - formulada sobre matéria em litígio, de que o consulente faça parte, pendente de decisão definitiva nas esferas administrativa ou judicial;

 

V - o fato já houver sido objeto de solução anterior, em consulta ou litígio em que tenha sido parte o consulente e cujo entendimento por parte da administração tributaria não tenha sido alterado por fato superveniente;


VI - não descrever, completa e exatamente, a hipótese a que se referir, ou não contiver os elementos necessários a sua solução, salvo se a inexatidão ou omissão for escusável, a critério da autoridade competente;

 

VII - versar sobre constitucionalidade ou legalidade da legislação tributária; VIII - o fato estiver definido como crime ou contravenção penal;

 

IX - tratar sobre questão de direito já resolvida por decisão administrativa ou judicial, definitiva ou transitada em julgado, publicada há mais de 30 (trinta) dias da apresentação da consulta.

 

§  Cabe à autoridade competente para apreciar a consulta declarar sua rejeição.

 

§   2º Não cabe pedido de reconsideração bem como recurso ao Conselho deRecurso Fiscais de decisão proferida em processo de consulta que declarou a sua rejeição.

 

A consulta formulada pelo SINDUSCON não foi rejeitada, conforme Parecer nº 2014.01.05.00179, emitido pela Gerência Executiva de Tributação, em 17 de setembro de 2014. Assim sendo, formalizou-se, então, a espontaneidade do contribuinte, não havendo, portanto, que se falar em aplicação de penalidades, de acordo com o disposto na legislação.

 

Ressalvamos, ainda, que esclarecimentos sobre a aplicabilidade das normas que regem a cobrança do ICMS nas operações efetuadas por empresas do segmento da construção civil, no Estado da Paraíba, já foram emitidos mediante Acordão exarado pelo Conselho de Recursos fiscais, diante de Recurso Voluntário interposto pela entidade representativa de classe, Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, a propósito da consulta formalizada à Gerência Executiva de Tributação, conforme ementa abaixo transcrita:

 

“ CONSULTA FISCAL. AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS POR EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. APLICABILIDADE DAS NORMAS QUE REGULAM A COBRANÇA DO IMPOSTO, NO ESTADO DA PARAÍBA. ESCLARECIMENTOS PRESTADOS. MANTIDA A

 

DECISÃO “ A QUO” . RECURSO VOLUNTÁRIO DESPROVIDO.

 

A legislação estadual que trata da sistemática simplificada de tributação, que tem por objeto as aquisições interestaduais de mercadorias por empresas de construção civil, não estabelece antinomia em relação à lei que exclui as construtoras da categoria de contribuinte para fins do ICMS Diferença de Alíquota e somente se aplica às empresas desse seguimento que por ela optem mediante Termo de Acordo.

Rel. Consª. Maria das Graças D. de Oliveira Lima

Acórdão nº 303/2015”

 

Da mesma forma, os membros desta Egrégia Corte de Julgamento, à unanimidade, e de acordo com o voto da Consª Rel. Maria das Graças D. de Oliveira Lima , acordaram pelo recebimento dos Embargos Declaratórios, sem, contudo, atribuir efeitos modificativos à decisão proferida através do Acórdão nº 303/2015, mantendo o entendimento exarado pela Secretaria Executiva de Tributação, da Secretaria de Estado da Receita, no Parecer nº 2014.01.05.00179, de 17 de setembro de 2014, objeto do Processo nº 110.303.2013-6, que teve por objeto a consulta formalizada pela entidade representativa de classe, Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON, inscrita no CNPJ sob nº 09.306.002/0001-88,in verbis:

 

“EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CONTRADIÇÃO E OBSCURIDADE
NÃO CONFIGURADAS. OMISSÃO. ESCLARECIMENTOS PRESTADOS.

PARCIAL   ACOLHIMENTO   DOS    ACLARATÓRIOS   SEM    EFEITOS
MODIFICATIVOS. MANTIDA A DECISÃO EMBARGADA. PROVIMENTO
PARCIAL DO RECURSO.


Os argumentos trazidos à baila pela embargante, e que tem por cerne a existência de contradição obscuridade na decisão exarada neste Colendo Tribunal Administrativo, não encontram fundamento de fato e de direito no Acórdão vergastado, o que não se verifica, porém, no que toca à omissão suscitada, que restou suprida, resultando, por essa circunstância, a via do parcial acolhimento dos embargos de declaração sem necessidade de lhes conferir efeitos modificativos, para, então, manter a decisão exarada no acórdão fustigado.

Recurso EBG/CRF-241/2015
Acórdão nº 498/2015”
 

Assim sendo, conforme razões acima expendidas e considerando o assunto decidido nos referidos acórdãos, chega-se à ilação da impossibilidade legal de se manter a acusação, não me restando outra opção a não ser considerar IMPROCEDENTE o auto de infração sub examine.

 

Pelo exposto,

 

 

VOTO– pelo recebimento do Recurso Voluntário, por regular etempestivo, e no mérito, pelo seu PROVIMENTO, para alterar a sentença prolatada na instância singular que julgou PROCEDENTE e julgar IMPROCEDENTE o Auto de Infração e Apreensão Termo de Depósito nº 2200, lavrado em 15 de setembro de 2013, de fl. 3, contra a MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA (CCICMS: 16.137.837-4), eximindo-a dequaisquer ônus oriundos do presente processo, pelas razões acima expendidas.

 

Sala das Sessões Pres. Gildemar Pereira de Macedo, em 27 de novembro de 2015.


DOMÊNCIA COUTINHO DE SOUZA FURTADO.
Conselheira Relatora 

Processo nº 123.574.2013-8

 

 

Acórdão nº 594/2015

 

 

Recurso VOL /CRF N.º465/ 2014

 

 

 

 

 

 

Recorrente:

MEDITERRANNE CONST. INCORP. LTDA

Recorrida

GERÊNCIA EXEC. DE JULGAMENTO DE PROCESSOS FISCAIS - GEJUP.

Preparadora:

COLETORIA ESTADUAL DE ALHANDRA.

Autuantes

LEONOR GRANJA AMOURIM/RENATA DE VASCONCELOS LIRA

Relatora

CONSª. DOMÊNCIA COUTINHO DE SOUZA FURTADO.

Attachments:
Download this file (ACORDAO 594-2015.pdf) ACORDAO 594-2015.pdf94 kB

Os Textos disponibilizados na Internet não substituem os publicados oficialmente, por determinação legal.

Voltar ao topo