• 15 Março 2018

Programa de educação fiscal da Receita Estadual vai participar do projeto “Banco Mais” de Cabedelo

O programa de educação fiscal, desenvolvido pela Escola de Administração Tributária (Esat) da Receita Estadual, será parceiro do Projeto “Banco Mais”, simbolizado pela sigla “B+”, da secretaria de Educação Municipal de Cabedelo.

O “Projeto B+” tem como objetivo trabalhar com os alunos do ensino fundamental de seis escolas o empreendedorismo, a educação financeira, e os valores éticos e da cidadania. A educação fiscal será um dos temas explorados pelo projeto por meio da equipe da Esat.

Para a coordenadora do “Projeto B+”, professora Luiza Bandeira, do município de Cabedelo, o foco principal do projeto “é a educação financeira em todos os âmbitos na economia doméstica e na disseminação dos saberes de investir, poupar, gastar e como ganhar dinheiro de forma honesta e ética o dinheiro. Queremos trabalhar nos sonhos das crianças com a finalidade de desenvolver o seu potencial como cidadão do bem da sociedade, despertando na criança a motivação e o entusiasmo para as temáticas de educação financeira e empreendedorismo”, comentou.

Foto lanamento projeto  B mais 23

Segundo Bandeira, “Deus fez todas as crianças inteligentes, mas a educação tem o papel de despertar nelas o raciocínio, a reflexão das práticas e de temáticas que possam gerar valores éticos, da cidadania como, por exemplo, a educação financeira e da educação fiscal, que será uma das novidades do projeto, que será ampliado para seis escolas municipais este ano. O projeto, que será desenvolvido de março a dezembro, os alunos estarão passando pelas ações, oficinas e cursos com diversos parceiros como Caixa Econômica, Polícia Federal, Receita Estadual, Ministério Público Estadual, com o enceramento previsto para em dezembro com um grande leilão, reunindo professores, funcionários, alunos, parceiros e entrega de certificados”, destacou.

Participação da ESAT - Ainda durante o lançamento, o gerente Operacional de Formação e Educação Corporativa da Esat, Cléber Soares de Brito, apresentou palestra para os alunos do ensino fundamental sobre cidadania e a educação fiscal, mostrando quais são os principais tributos, além da importância e a função social dos tributos para financiar as políticas públicas de educação, saúde e segurança.

Foto lanamento projeto  B mais kleber 4

Para a Gerente Operacional de Educação Fiscal da Escola de Administração Tributária (ESAT), Ciliana Nunes, “participar do lançamento do Projeto B+ foi motivo de satisfação e alegria, pois educar crianças para o pleno exercício da Cidadania é um dos objetivos do Programa de Educação Fiscal, que requer talento, disposição, amor e muita determinação. Por isso, o projeto dos professores Luiza Bandeira e Patrício Júnior da Silva merece todo nosso apoio, incentivo e admiração. Compartilhar com a sociedade os conceitos de finanças, recursos públicos, direitos e deveres, tributos, ética, honestidade e caráter já é complexo, mais ainda quando a linguagem é destinada às crianças. Contudo, acredito nesse “Semear Sementes da Cidadania” para uma vida toda. Parabenizo a equipe envolvida nas atividades do projeto e ratifico nosso suporte e contribuição no que for possível para o êxito e sucesso do projeto”, apontou.