• 15 Março 2018

ESAT divulga prêmio e cursos de educação fiscal em escolas e faculdade no Estado

A equipe do programa de Educação Fiscal da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual retomou a divulgação dos cursos à distância do Programa “Semeando Sementes da Cidadania” e do Prêmio “Afrafep de Educação Fiscal 2018” para professores de escolas e faculdades do Estado.

A divulgação do programa e do prêmio de educação fiscal começou na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Dionísio da Costa (Premen). Além de uma conversa com os professores interessados no “Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2018”, o Gerente Operacional de Formação e Educação da Escola de Administração Tributária (Esat), Cléber Soares de Brito, realizou uma palestra sobre cidadania fiscal para os professores da escola.

Foto ESCOLA Prenen Patos ok

Para o assistente financeiro da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Dionísio da Costa, professor Valdeir Pereira da Silva, “a visita é um marco positivo para construção da cidadania de todos os profissionais, que fazem parte do Premem de Patos. A visita é mais uma motivação para disseminar o que foi difundido na reunião para os alunos, principal alvo de aprendizado”, destacou.

Já na capital paraibana, outra escola estadual que neste ano se transformou em técnica integral cidadã, a Escola Professora Daura Rangel Santiago, no bairro José Américo, foi também visitada pela equipe do programa de Educação Fiscal da ESAT. Além da divulgação pormenorizada dos programas “Semeando Sementes de Cidadania” e do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal, os professores e diretores da Escola ouviram uma reflexão sobre o papel do cidadão no cenário educacional e como o professor pode contribuir nesta temática. A direção da escola e os professores se comprometeram a intensificar a divulgação dos cursos e do Prêmio para os demais professores, foco principal da ação para contagiar os alunos.

“É fundamental contarmos com a participação do professor, pois ele é um formador de opinião e principal disseminador do conhecimento na cultura escolar. A partir de seu entusiasmo, a propagação da educação fiscal se torna mais fácil, por isso o nosso foco e parceria precisa contar com o seu apoio para que essa cultura de educação fiscal seja disseminada na escola”, declarou a coordenadora do Programa Semeando Sementes da Cidadania, Ciliana Nunes.

Foto IESP educaao fiscal garibaldi kleber OK

Palestra no IESP – Além das escolas estaduais públicas, a educação fiscal foi tema de palestra para os cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira na Faculdade Iesp. O gerente Operacional de Formação e Educação Corporativa da Esat, Cléber Soares de Brito, proferiu a palestra intitulada “Nós Praticamos Cidadania e você?” para alunos recém-ingressos nesses cursos. A palestra contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, conselheiro Federal de Contabilidade, Garibaldi Dantas Filho, e do Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Iesp, Thiago Henriques, além de professores da instituição.

Prêmio de R$ 2 mil para professores - Os professores de educação pública do Estado da Paraíba e de universidades poderão inscrever o seu projeto na 2ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ até o dia 29 de maio. Serão premiados os três melhores projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica e de universidades públicas da Paraíba com o valor de R$ 2 mil para cada um dos selecionados.

O regulamento completo com o cronograma do Prêmio de educação fiscal, as temáticas que poderão ser trabalhadas e o formulário de inscrição do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal estão disponibilizados na página da entidade por meio do link www.afrafep.org.br/premioeducacaofiscal.

Cursos gratuitos à distância - Alunos e professores podem aprofundar os conhecimentos em educação fiscal com os cursos gratuitos oferecidos pela plataforma digital do portal da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual na modalidade EAD (Educação a Distância). O programa Semeando Sementes de Cidadania oferece uma série de cursos à distância, entre eles “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “ICMS –Saiba mais” e a “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”. A plataforma virtual da ESAT pode acessada no endereço https://www3.receita.pb.gov.br/portalesat/.

Pontuação para professores - Os cursos, que já foram integrados aos prêmios ‘Escola de Valor’ e ‘Mestres da Educação’, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, estão incluídos neste ano na pontuação dos critérios de avaliação para premiar escolas e professores com o bônus