Skip to content
  • 13 Maio 2020

Paraíba é um dos quatro Estados do País com alta no varejo em março

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE, revela que a Paraíba foi um dos quatro dos 27 Estados do País a registrar alta nas vendas no mês de março, quando comparado ao mesmo período do ano passado.  O volume de vendas cresceu 1%. As outras três unidades da Federação com resultados positivos foram São Paulo (5,4%), Tocantins (3,4%), Mato Grosso (2,1%), enquanto o País registrou queda de 1,2%. Os dados do comércio do IBGE são os primeiros divulgados oficialmente, após a estratégia de isolamento social adotada por Estados e cidades mais importantes para evitar a disseminação da Covid-19.

 

No país, 22 unidades da Federação e o Distrito Federal registraram queda nas vendas em março deste ano sobre igual período de 2019. As influências negativas mais altas na taxa do varejo vieram de Rondônia (-25,3%), do Ceará (-14,4%) e do Acre (-11,8%).

 

No acumulado de janeiro a março deste ano, a taxa do volume de vendas da Paraíba ficou em 6,9% sobre igual período do ano passado. É a segunda maior do País, atrás apenas de Tocantins (7,3%), enquanto o País registra uma alta de 1,6%. Já no comparativo das vendas de março sobre fevereiro deste ano, 26 das 27 unidades da Federação apresentaram queda, incluindo a Paraíba de 5,3%. Apenas São Paulo registrou alta de 0,7%. O País registrou tombo de 2,5%,

 

 “O mês de Março foi bastante impactado pela estratégia de isolamento social adotada em algumas das cidades mais importantes e populosas a partir da segunda quinzena do mês. Essas cidades consideraram hiper e supermercados e produtos farmacêuticos como atividades essenciais, enquanto as demais tiveram as portas fechadas nos comércios de rua e nos centros comerciais”, disse o pesquisador do IBGE, Cristiano Santos. Os artigos farmacêuticos e médicos também tiveram crescimento (1,3%).
Voltar ao topo