Skip to content
  • 07 Novembro 2019

Sefaz assina parceria com Secretaria de Segurança para utilizar sistema de rádio comunicação digital nas fiscalizações

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensifica o processo de modernização em uma nova parceria estabelecida com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. O secretário da Sefaz, Marialvo Laureano, e o secretário de da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, assinaram convênio para compartilhar os equipamentos do Sistema de Rádio de Comunicação Digital, usado pelas forças de segurança do Estado, será usado também, agora, pelo setor de fiscalização de mercadoria em trânsito da Fazenda Estadual.

 

O Sistema de Rádio de Comunicação Digital da Secretaria de Segurança da Paraíba é um dos mais modernos no mundo e vai ampliar a eficiência de comunicação dos auditores fiscais, que trabalham no setor de fiscalização em trânsito e nos postos fiscais, espalhados nas cinco gerências regionais do Estado da Sefaz. Haverá dois canais de comunicação no Sistema de Rádio Digital. Um que será de interligação dos auditores fiscais de mercadoria em trânsito e outro que será convergente entre a Sefaz e os policiais para em caso de denúncias ou de necessidade de ações conjuntas serem acionados com maior agilidade.
 
O sistema digital é composto por softwares, rádios (hand talks - HT) e outros equipamentos modernos e de última geração – Sistema Tetra – utilizado em países da Europa com 47 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade. A tecnologia da empresa Motorola garante não apenas a comunicação funcionando em tempo integral e sem queda de sinal, como também possui o sistema de criptografia, que impede a interceptação de informações.

 

A força da parceria para modernizar – O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou a parceria e o empenho da Secretaria de Segurança, em especial do secretário Jean Nunes, em disponibilizar os equipamentos e o Sistema de Rádio de Comunicação Digital com a Sefaz. “A rede digital é de última geração e não tenho dúvida que servirá para agilizar e melhorar a eficiência de nossa comunicação interna, no caso, dos auditores fiscais que trabalham no setor de mercadoria em trânsito, pois o equipamento não tem interferência de sinal e vai suprir as lacunas deixadas pelas operadoras de telefonia. Além disso, ganharemos um canal direto com as forças de segurança do Estado para ações de denúncias ou em operações conjuntas. Enfim, é uma grande parceria em prol de efetividade de nossos trabalhos e da sociedade”, destacou Marialvo.

 

 Nisão do Governo é compartilhar soluções – Para o secretário de Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, “as boas ações da Secretária de Segurança e Defesa Social precisam ser compartilhadas com outras secretarias de governo. Essa medida faz parte da visão do governador João Azevêdo e da secretaria de Segurança. Queremos que outras secretarias, assim como a Sefaz, tenham acesso às soluções tecnológicas mais práticas, como forma de melhorar e ampliar o serviço público prestado à sociedade, como é o caso do Sistema de Rádio Comunicação Digital das forças de segurança. Esse sistema digital é de última geração e referência internacional e não tenho dúvida que essa disponibilização vai elevar ainda mais o serviço de comunicação da Sefaz em suas fiscalizações”, apontou.  

 

O gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz, Felipe Lauritzen, revelou que “a modernização da Fiscalização de Mercadoria em Trânsito tem passado por várias etapas nesta atual gestão. A chegada dos equipamentos do sistema de rádio digital, um dos mais modernos do mundo, vai facilitar a nossa comunicação entre os gestores de fiscalização e os auditores em suas ações nas cinco regiões do Estado, além de ganharmos um canal direto e com agilidade com as forças de segurança do Estado em caso de ações ou denúncias que necessitem a presença de policiais”.

 

Novas etapas da modernização da Sefaz – Felipe Lauritzen citou outra ferramenta como etapa da modernização da Sefaz no setor de fiscalização em trânsito o aplicativo ‘ATF Mobile’, lançado este ano, que tem facilitado o trabalho dos auditores durante as fiscalizações de mercadorias em trânsito, trazendo mais agilidade com informações dos contribuintes via smartphones. “Vamos ainda realizar uma parceria com o sistema de monitoramento de câmeras da PRF e uma nova versão do ATF Mobile on line deverá ser lançada em até quatro meses”, adiantou.  

 

Foto convenio sistema radio digital dentro

 

Participaram da solenidade - A solenidade de assinatura de convênio foi realizado na Sala de Reunião da Sefaz contou com a participação do secretário executivo da Receita da Sefaz, Bruno Frade, do Chefe de Gabinete do secretário da Sefaz, Geraldo Leite, do Gerente de Tecnologia e Informação da Sefaz, Rômulo Agra, do Gerente Executivo de Fiscalização da Sefaz, Fernando Carlos, do gerente Operacional de Acompanhamento do Contribuinte da Sefaz, Álvaro Marques, além do Gerente de Tecnologia de Informação da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Fabiano Vieira.

 

Voltar ao topo