Notícias
- 14 Julho 2025
SEFAZ-PB apreende carga de confecção no município de Várzea

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), por meio da Comando Fiscal da 4ª Gerência Regional em Patos-PB com informações da Central de Monitoramento, apreendeu um caminhão por transportar confecções (maior parte de jeans, roupas adultas e infantis), no município de Várzea, oriundo de Pernambuco sem os devidos documentos fiscais. O destino da carga era o município de São Bento. A apreensão teve apoio da Polícia Militar.
Após a constatação da irregularidade na carga pela equipe de Auditores Fiscais Tributários de plantão da 4ª Gerência Regional, o veículo foi conduzido ao Depósito da Sefaz-PB em Patos para descarregar e contabilizar as mercadorias. O serviço foi realizado por uma força-tarefa de fiscais, que identificou fardos com confecções diversas. A carga foi avaliada em torno de R$ 1,3 milhão. Em razão disso, foi calculado o ICMS e multa com arrecadação aos cofres do Estado no valor de R$ 350 mil.
PARCERIA COM POLÍCIA MILITAR – Segundo a 4ª Gerência Regional em Patos-PB, o Fisco Estadual da Paraíba, com apoio da Polícia Militar, tem realizado diversas diligências com o objetivo de apreender cargas desacompanhadas de nota fiscal, combatendo a sonegação e aumentando, de forma significativa, a arrecadação do ICMS estadual.
MONITORAMENTO PERMANENTE – A Sefaz-PB, por meio da Gerência Operacional de Fiscalização de Mercadorias e Trânsito, modernizou o Sistema de Monitoramento de Controle de Cargas do Estado com uso de tecnologia de ponta e o desenvolvimento do sistema Cacto, que tem demonstrado ser uma nova ferramenta de apoio efetiva para as ações da fiscalização de mercadoria em trânsito que combate à sonegação e à concorrência desleal com mais assertividade e que busca coibir a circulação de mercadoria com documentação inidônea, irregulares ou sem nota fiscal.