• 25 Junho 2021

SEFAZ-PB manifesta pesar ao falecimento do auditor Cláudio de Sousa Cavalcanti

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) manifesta o seu pesar, consolo e condolências aos familiares e amigos pelo falecimento do auditor fiscal tributário Cláudio de Sousa Cavalcanti, aos 51 anos, em decorrência de complicações da Covid-19, após mais de 30 dias hospitalizado no Ceará.

O auditor fiscal Cláudio de Sousa Cavalcanti, que ingressou por concurso público em 1997 na Sefaz-PB, prestou serviço ao Fisco paraibano por 24 anos. Como auditor exerceu diversos cargos: Coletor de Uiraúna; Coletor de São José de Piranhas; Coletor de São João do Rio de Peixe; Subgerente de Mercadoria em Trânsito da Gerência Regional de Sousa; Subgerente da Recebedoria de Renda de Sousa e, por último, o de Gerente Regional da 5ª Região da Sefaz-PB, com sede em Sousa.

Natural de Salgueiro (PE), o auditor Cláudio Cavalcanti era casado com Jônia Maria Gonçalves Dantas Cavalcanti e deixou dois filhos.

O falecimento do auditor Cláudio Cavalcanti abalou familiares, gestores, auditores da Sefaz-PB e amigos. Auditores e gestores expressaram no grupo de WhatsApp da Sefaz-PB um profundo lamento pela perda precoce do auditor da ativa, considerado uma referência pelas equipes com quem trabalhou. A ânimo, disposição para trabalhar e alcançar os resultados, homem público probo, ético, com foco sempre no bem público, simplicidade e humildade, além  de um ser humano extraordinário e uma habilidade de gerenciar pessoas com quem trabalhava.

Foto Claudio Jonia e Filhinha OK

Ainda abalado, o secretário executivo da Receita da Sefaz-PB, Bruno Frade, também expressou o seu profundo lamento pela perda do amigo e auditor.

“Lembro como se fosse hoje quando debati com o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, quem seria novo Gerente Regional em Sousa. Como não conhecia todos lá, pedi socorro a outro grande amigo que conhece tudo na Região de Sousa (Anivaldo Azevedo). Ele de pronto fez a indicação do nome de Cláudio Cavalcanti. Tudo que disse foi: não o conheço, mas se você diz o cara é bom vou levar o nome ao secretário. De plano Marialvo e eu apostamos na indicação de Anivaldo. E que indicação!!!. Muito melhor do que a encomenda. Levou a Sousa, junto com a equipe que ele montou (Jaildo e Luiz) alegria, ânimo, disposição para trabalhar e alcançar os resultados. E o que para mim era um desconhecido em 2018, ele passou a ser o Gerente Regional da 5ª  Região e logo logo se tornou um amigo. Amigo de ligações diárias e longas. Ele tinha foco sempre no bem público. De amigo, em muito pouco tempo, virei fã da sua humildade. Era incrível quando eu chegava em Sousa e ele estava de psicólogo de tal ou qual servidor que entrava na sala dele cheio de 'marra' e saia com sorriso no rosto e ânimo”, comentou Bruno.

O gerente operacional de Acompanhamento de Contribuintes, Álvaro Marques Galvão Neto, também expressou o legado de Cláudio.

“Trabalhei com Cláudio em 1999 quando fui superintendente adjunto na época em Sousa. Cláudio estava trabalhando no Posto Fiscal de Nilson Lopes e junto com outros excelentes auditores imediatamente começaram a compor minha equipe de Mercado em Trânsito. Eu já via nele, além de uma liderança com os colegas, um alto nível de competência. Passei dois anos com ele na equipe e em todos os momentos sempre se destacando. Seu ingresso como gerente, na atual 5ª Região, não foi nenhuma surpresa para mim, pois já sabia do seu compromisso e zelo pelo trabalho e pela equipe. Perdi além de um auditor, um amigo que vou levar sua conduta ética como exemplo para sempre. Em todas as operações que participei me deslocando para o Sertão e, mesmo em finais de semanas e de madrugada, quem estava sempre lá para dar apoio e ajuda era Cláudio Cavalcanti. Sempre tínhamos a sua presença com as suas características: mostrando empolgação e disponibilidade para outras que vierem a acontecer. Quando estava nas GOAC (Gerência Operacional de Acompanhamento de Contribuintes)  todas as vezes que precisava de diligência na Região de Sousa era ele mesmo quem estava à disposição. Perdi um amigo e levo os momentos que trabalhamos juntos em tantas diligências na época como agora a pouco. Vá com Deus, meu amigo, descanse e tenha certeza que você deixou um legado para todos nós da Sefaz”, declarou Álvaro.