Skip to content
  • 03 Dezembro 2019

Universidade da Paraíba recebe troféu do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019

Único representante do Estado da Paraíba entre os 19 finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019, o projeto do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) ficou em 2º lugar na categoria Tecnologia. O troféu foi entregue ao professor da Unipê, Francisco Leite, pela presidente da Associação dos Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Elaine César Carvalho, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), na capital paulista .   

  

O projeto de tecnologia do Unipê é um aplicativo Unipê que adota três vertentes: educação fiscal e previdenciária, a parte de fiscalização denominada cidadania ativa (previdência e saúde) e a de controle social, em um sistema de retroalimentação, que foi desenvolvido pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação; Direito; Ciências Contábeis e Gestão Pública do Unipê, que utiliza conceitos de educação fiscal e previdenciária, com orientação do professor Francisco Leite, que também é auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em João Pessoa.

 

O que trata o projeto finalista - O aplicativo do Unipê adota três vertentes. Na interface de educação fiscal e previdenciária o cidadão terá acesso a diversos materiais instrutivos sobre educação fiscal e previdenciária, tais como: tutorial do aplicativo, estudos e materiais, estatísticas, jogos, notícias, avaliações do aplicativo e das demais ações do projeto. A ideia é que o contribuinte possa se instrumentalizar com as ferramentas educacionais de modo que possa bem exercer o controle social do tributo, que o fará na interface cidadania ativa, núcleo fundamental do aplicativo.

 

A categoria Tecnologia foi o destaque e a novidade da oitava edição do prêmio em 2019 registrou recorde de inscrições com um total de 331 trabalhos de todo o País. A qualidade dos projetos apresentados pode ser medida pela dificuldade que a comissão julgadora registrou na hora de escolher os vencedores. Com o alto nível dos trabalhos foi necessário, e recompensador para a organização, premiar dois vencedores para o 2º lugar, nas categorias Escolas e Tecnologia.

 

 Importância dos tributos - O presidente da Afresp e vice-presidente da Febrafite, além de anfitrião da noite e coordenador-geral do Prêmio, Rodrigo Keidel Spada, ressaltou que para transformar o País é preciso que haja uma consciência cidadã e para isso a educação fiscal e a importância dos tributos para a construção de uma sociedade mais justa.

 

“A educação fiscal é um instrumento de transformação social. É através dela que é possível formar cidadãos. Em oito edições do Prêmio, a Febrafite reafirma o valor do conhecimento, da cidadania, da função social do tributo e, sobretudo, o valor da Educação”, afirmou Spada.

Voltar ao topo