Skip to content
  • 15 Outubro 2019

ESAT realiza treinamento de estudantes de contabilidade para instalar Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF)

A Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão educacional da Secretaria de Estado da Fazenda, iniciou o treinamento dos estudantes de contabilidade do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) que vão integrar o projeto do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF). O treinamento, que acontece na sala de Laboratório de Informática da ESAT, no Distrito Industrial, segue até a próxima sexta-feira (18).

 

No último mês, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) assinou convênio com o Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e a Delegacia da Receita Federal em João Pessoa para oferecer cursos e serviços fiscais gratuitos, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), a partir de fevereiro de 2020, aos contribuintes e empreendedores.
 
Durante a semana, o grupo de 12 estudantes de contabilidade do IESP terão ministrações sobre os serviços que serão oferecidos pela Fazenda Estadual no NAF como, por exemplo, os tributos IPVA e ITCD; as dúvidas e orientações para os empreendedores sobre o MEI (Microempreendedor Individual); orientações e práticas de como promover a qualidade do atendimento ao cidadão e conhecer a Estrutura da Sefaz. Os alunos ainda terão aulas de educação a distancia para completar a qualificação dentro do Programa Semeando Sementes da Cidadania.
 
Sefaz amplia a participação – O auditor fiscal e assessor de Gabinete do Secretário de Estado da Fazenda, José Erielson do Nascimento, que ministrou a aula inicial sobre a Estrutura da Sefaz, destacou a implantação do Projeto do NAF em parceria com outras instituições, o que traz ampliação da participação da pasta na sociedade.
 
“O interessante deste projeto do NAF, o primeiro que a Sefaz participa, será mostrar para a sociedade paraibana outro aspecto da secretaria: o de apoio a projetos de extensão acadêmica que vai beneficiar alunos e contribuintes. A missão da Sefaz é fiscalizar, tributar e arrecadar os impostos, mas como uma instituição pública ela também exerce outro papel o de desenvolver parcerias com outras entidades e órgãos com o intuito de oferecer serviços relevantes de orientação e informação para facilitar a vida do contribuinte e tornar mais apto ao mercado de trabalho os profissionais de ciências contábeis”, apontou.
 

Foto Treinamento ESAT Projeto NAF 3

 

Parceria conjunta de três instituições - Para a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) do IESP, Isabella Cristina Dantas Valentim, que acompanha os alunos no treinamento, o projeto tem sido planejado e executado conjuntamente com a Sefaz e a Receita Federal.
 
“O NAF, que terá uma parceria inédita do Iesp com a Sefaz junto com a Receita Federal, foi criado diante da demanda dos contribuintes por mais informações e orientações sobre os diversos serviços e como proceder sobre os tributos oferecidos por essas instituições à sociedade. Como o projeto será de extensão, o desafio será também de inserir os alunos do curso contabilidade como forma de prepará-los de forma prática para o mercado de trabalho”, justificou.
Voltar ao topo