Skip to content
  • 17 Setembro 2019

Gerente Executivo de Tributação da Sefaz-PB faz palestra no ‘Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba’

O cooperativismo é o principal destaque da programação da 52ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios desta quarta-feira (18). O gerente executivo de Tributação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Alexandre José Lima Sousa, é um dos palestrantes no ‘Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba’, que será realizado no auditório do Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. Os interessados ainda podem em participar do Seminário. A inscrição é gratuita, por meio do link https://bit.ly/2mlvEgn.
 
Com a temática intitulada “Tributação das cooperativas agropecuárias da Paraíba”, o auditor fiscal Alexandre José vai proferir a sua palestra, às 16h, no evento. “Vamos tratar a tributação no seminário como um tema de cidadania. Vou abordar, inicialmente, o histórico e a origem da tributação, contextualizando a tributação dentro da Constituição Federal, focando, por fim, na tributação estadual, trazendo as normas tributárias que regulamentam as cooperativas agropecuárias. Será um momento também de interação e importante para um esclarecimento da temática da tributação aos participantes”, frisou Alexandre José, que foi designado pelo secretário Marialvo Laureano para representar a Sefaz no seminário.  
 
O evento terá ainda a participação de dirigentes e gestores de órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP) e do Sistema Faepa/Senar.​ “Este Seminário é uma oportunidade para debater temáticas que são do interesse das cooperativas. Nós buscamos trazer palestrantes que possam oferecer informações e esclarecer dúvidas dos produtores cooperados, pensando também nas perspectivas e desafios do setor em nível estadual e nacional”, comentou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.
 
Além da palestra do gerente executivo de Tributação da Sefaz-PB, o seminário contará ainda com outras três palestras na tarde desta quarta-feira. A primeira será sobre o “Panorama do cooperativismo agropecuário brasileiro”, proferida por Paulo César Dias Júnior, coordenador nacional do Ramo Agropecuário do Sistema OCB. Em seguida, o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Vandberg Barbosa, vai proferir palestra sobre a “Formalização da Pequena Agroindústria de Produtos de Origem Animal”. A última palestra será a do diretor técnico do Adapta Sertão, Igor Guimarães, vai abordar o “Programa Mais Agroclimático Inteligente Sustentável”.
Voltar ao topo