Skip to content
  • 15 Agosto 2019

‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ 2019 será entregue nesta quinta-feira aos vencedores em João Pessoa

A Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) entrega nesta quinta-feira (15), às 20h, na Marriage Recepções, em João Pessoa, o ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ aos cinco melhores projetos selecionados pela Comissão Avaliadora da edição 2019. Duas escolas estaduais integrais, uma universidade, uma instituição e uma reportagem de TV foram os contemplados este ano.

 

Além do certificado, cada um dos vencedores receberá o prêmio de R$ 2.000 pelo desenvolvimento do projeto ou reportagem voltado às temáticas de educação fiscal e também vai concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal no mês de novembro, em São Paulo.

 

A premiação será realizada durante o jantar do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), que está sendo realizado na capital paraibana. A Febrafite representa cerca de 30 mil Auditores Fiscais das Fazendas Estaduais das 27 unidades da federação.

 

Projetos vencedores de 2019 – Os cinco projetos vencedores trataram de temáticas sobre cidadania fiscal ativa; educação fiscal voltada para agricultura escolar e matemática; e controle social. Os dois projetos da categoria Escola foram intitulados: “Educação Fiscal para agricultura escolar” da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel, em João Pessoa, desenvolvido pelos professores Eduardo Braga Costa Santos e Denise Dantas Muniz; e o segundo premiado, também de uma escola integral estadual, foi o projeto “Matemática, Ciências e agricultura familiar”, aplicado pelos professores Jeferson Clementino Neto e Eudes Henrique de Souza, da Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves Lima, no município de Cubati.
 
Já na categoria Instituições os dois projetos vencedores foram “Ferramentas de Controle Social do Tributo: Construindo a Cidadania Ativa” (Unipê) do professor e auditor fiscal Francisco Leite Duarte; e o segundo projeto intitulado “Incidência Política e Cidadania Fiscal” (Fé é Alegria) de autoria de Maria de Fátima Virgínio de Souza. Na categoria Imprensa, a reportagem vencedora da TV foi intitulada de “Educação fiscal para acompanhar as despesas públicas”, do jornalista José Felipe Ramos de Sá.
 
Os projetos selecionados foram avaliados pela Comissão Julgadora do Concurso, que é formada pelos parceiros: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB); Secretaria de Estado da Educação; Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (ESAF); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB).

 

Concurso mantém parcerias - O concurso da Afrafep tem a parceria com os órgãos integrantes do Programa de Educação Fiscal do Estado como, por exemplo, da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite); da Sefaz-PB  e tem como patrocínio a cooperativa Sicoob Creds.
 

Foto prmio Afrafep Escola Integral Daura Rangel Santiago  3

 

PROJETOS VENCEDORES DE 2019 DO PRÊMIO AFRAFEP DE EDUCAÇÃO FISCAL

Categoria Escolas:
Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (cidade João Pessoa)
Projeto: Educação Fiscal para agricultura escolar.
Coordenadores responsáveis: Eduardo Braga Costa Santos e Denise Dantas Muniz
 
Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves Lima (Cidade Cubati)
Projeto: Matemática, Ciências e agricultura familiar.
Coordenadores responsáveis: Jeferson Clementino Neto e Eudes Henrique de Souza
 
Categoria Instituições
Centro Universitário de João Pessoa  - UNIPÊ (cidade João Pessoa)
Projeto: Ferramentas de Controle Social do Tributo: Construindo a Cidadania Ativa.
Coordenador responsável: Francisco Leite Duarte
 
Fé é Alegria Centro Social de Educação e Cultura Flor de Mandacaru (cidade João Pessoa)
Projeto: Incidência Política e Cidadania Fiscal.
Coordenador responsável: Maria de Fátima Virgínio de Souza

 

Categoria Profissional da Imprensa:
TV Correio
Reportagem: “Educação fiscal para acompanhar as despesas públicas”
Jornalista José Felipe Ramos de Sá
 
 
 
Voltar ao topo