Skip to content
  • 01 Agosto 2019

Comissão Avaliadora do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal divulga vencedores da edição 2019

A Comissão Avaliadora do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ no Estado da Paraíba divulgou os projetos vencedores da etapa estadual. Duas escolas estaduais integrais, uma universidade, uma instituição e uma emissora de televisão foram os cinco projetos contemplados na edição de 2019.  

 

Na categoria escola, os dois projetos vencedores foram a Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel, de João Pessoa, e a Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves Lima, do município de Cubati. Na categoria Instituições: os dois melhores projetos avaliados foram o do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); e a da instituição Fé é Alegria do Centro Social de Educação e Cultura Flor, do bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Na categoria imprensa, a reportagem premiada foi a da TV Correio, produzida pelo jornalista José Felipe Ramos de Sá.

 

Além do certificado, cada um dos vencedores receberá o prêmio de R$ 2.000 pela autoria e desenvolvimento do projeto ou reportagem voltado às temáticas de educação fiscal. A solenidade de entrega da premiação dos projetos vencedores da edição de 2019 está marcada para acontecer no dia 15 de agosto, às 20h, na Marriage Recepções, em João Pessoa. 

 

 

Educação fiscal na agenda das instituições - A presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Elaine César Carvalho, diz que compreende “como importante a continuidade deste prêmio da etapa estadual, que está no terceiro ano consecutivo, como forma de colocar na agenda das instituições, como escolas e universidades, e também da imprensa a pauta de educação fiscal. A realização da etapa estadual tem sido também um estímulo para levar bons projetos da Paraíba na disputa do Prêmio Nacional de Educação Fiscal da FEBRAFITE, que também é conhecido como o ‘Oscar da Cidadania Fiscal’ no País. Já ganhamos o prêmio principal nas categorias Imprensa e Escola nos últimos dois anos”, frisou.

 

Foto elaine cesar

 

Os projetos selecionados foram avaliados pela Comissão Julgadora do Concurso, que é formada pelos parceiros: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB); Secretaria de Estado da Educação, Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (ESAF); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB).

 

Projetos vencedores de 2019 – Os cinco projetos vencedores trataram de temáticas sobre cidadania fiscal ativa; educação fiscal voltada para agricultura escolar e matemática; e controle social. Os dois projetos da categoria Escola foram intitulados: “Educação Fiscal para agricultura escolar” (Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel); e “Matemática, Ciências e agricultura familiar” (Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves Lima), enquanto na categoria Instituições os dois projetos vencedores foram “Ferramentas de Controle Social do Tributo: Construindo a Cidadania Ativa” (Unipê); e “Incidência Política e Cidadania Fiscal” (Fé é Alegria). Na categoria Imprensa, a reportagem vencedora da TV foi intitulada de “Educação fiscal para acompanhar as despesas públicas”.

 

Concurso mantém parcerias - O concurso da Afrafep tem a parceria com os órgãos integrantes do Programa de Educação Fiscal do Estado como, por exemplo, da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite); da Sefaz-PB  e tem como patrocínio a cooperativa Sicoob Creds.
 
PROJETOS VENCEDORES DE 2019 DO PRÊMIO AFRAFEP DE EDUCAÇÃO FISCAL
Categoria Escola:
Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel
Projeto: “Educação Fiscal para agricultura escolar”
Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves Lima
Projeto: “Matemática, Ciências e agricultura familiar”
 
Categoria Instituições:
Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)
Projeto: “Ferramentas de Controle Social do Tributo: Construindo a Cidadania Ativa”
Fé é Alegria Centro Social de Educação e Cultura Flor de Mandacaru
Projeto: “Incidência Política e Cidadania Fiscal”.
 
Categoria Profissional da Imprensa:
TV Correio
Jornalista José Felipe Ramos de Sá
Projeto “Educação fiscal para acompanhar as despesas públicas”
Voltar ao topo