• 04 Junho 2019

Pesquisadores da UFPB fazem exposição de Inteligência Artificial para membros do FPAT

Os membros do Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba (FPAT-PB) receberam os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Thaís Gaudêncio do Rêgo e Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, para uma exposição sobre os trabalhos do Laboratório ARIA da UFPB com base em Inteligência Artificial (IA). A reunião, que foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), no Centro Administrativo do Estado, marcou oficialmente a participação da UFPB no FPAT.

Segundo a professora e pesquisadora da UPFB, Thaís Gaudêncio do Rêgo, a Inteligência Artificial “faz parte cada vez mais do cotidiano da sociedade e os órgãos públicos não podem fugir desse caminho. Já temos uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas diante da intensa demanda de outros órgãos públicos e da sociedade para serviços da área estamos criando o Laboratório de Inteligência Artificial da UFPB. A ideia é poder contribuir na área de automatização de processos para facilitar a sistematização e a comunicação entre as prefeituras e o FPAT, usando como base a Inteligência Artificial”, destacou.

Ganhar tempo e recurso – A pesquisadora Thaís, que atualmente integra o laboratório LAVID da UFPB (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital), afirmou que alguns trabalhos que ainda são feitos, de forma manual, poderiam ser trocados por máquinas com muita eficiência e em apenas segundos. “O uso da Inteligência Artificial é para ganharmos tempo e recurso (economicidade) e, ao mesmo tempo, deslocar os recursos humanos para outras áreas que necessitam da presença de servidores e de auditores fiscais, por exemplo. A finalidade não é substituir o ser humano, pois somos nós que programamos e ensinamos as máquinas, mas trazer melhoria da qualidade do trabalho final com agilidade”, apontou.

Modernização das administrações municipais - O coordenador Executivo do FPAT, o delegado da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Guedes, elogiou a exposição dos pesquisadores e informou que a UFPB é o mais novo parceiro do FPAT para fortalecer as administrações tributárias do Estado da Paraíba. “A Inteligência Artificial é considerada atualmente uma das áreas mais promissoras, tendo em vista os surpreendentes avanços da computação de alto desempenho. Não tenho dúvida que essa parceria vai contribuir com as ações realizadas do FPAT para modernizarem as administrações tributárias municipais”, destacou.

Durante ainda a reunião mensal da coordenação executiva do FPAT, os membros definiram o mês de agosto para a realização do segundo módulo do curso de Direito Tributário para os administradores tributários municipais, que será ministrado novamente pelos auditores da SEFAZ-PB, Petrônio Rolim, e de Campina Grande, Jubevan Caldas, e do curso de ensino a distância do Simples Nacional. Outro tema discutido na reunião mensal do FPAT foi a definição de palestrantes para o 2º EAT (Encontro de Administradores Tributários), que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, e as visitas de instituições parceiras do FPAT.

FPAT conta com 61 participantes – O Fórum Permanente de Administradores Tributários (FPAT), que tem a finalidade de realizar trocas de experiências bem sucedidas e modernizar a gestão pública tributária dos municípios paraibanos, ganhou mais uma adesão (prefeitura de São José de Piranhas) e, agora, conta atualmente com 61 prefeituras que assinaram o termo técnico de adesão ao FPAT. Os gestores dos municípios participam de Grupos de Trabalho (GTs), de cursos de aperfeiçoamento de temáticas tributárias para os gestores municipais; de ações de cooperação e compartilhamento de soluções técnicas para fortalecerem a gestão tributária municipal, além de reuniões semestrais.

Foto FPAT Reunio Gabinete SEFAZ-PB 2

Participantes da Reunião – Além dos pesquisadores da UFPB, a reunião mensal do FPAT contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, do coordenador executivo do FPAT e delegado da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Guedes, do secretário Municipal das Finanças de Santa Rita, Nailton Ramalho, da auditora de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Chrystiane Pessoa, dos auditores fiscais da SEFAZ-PB, Elaine César e Petrônio Rolim, da auditora fiscal da Secretaria Municipal da Receita de João Pessoa, Ana Horácio, além do auditor fiscal de Campina Grande, Jubevan Caldas.