• 31 Maio 2019

Prazo de inscrição de Prêmio Afrafep de Educação Fiscal é prorrogado até 7 de junho

Devido aos problemas técnicos no portal da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), a inscrição para a 3ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2019’ foi prorrogado por mais uma semana. Professores de escolas públicas e jornalistas podem inscrever seus projetos ou reportagens até o dia 7 junho. Os projetos premiados vão receber em valores um total de R$ 10.000,00.

Além dos dois melhores projetos desenvolvidos por professores da educação básica e de outros dois de universidades públicas e de Ongs com valor de R$ 2 mil para cada um dos selecionados, a edição deste ano terá mais uma novidade: a categoria Imprensa será contemplada pela primeira vez com a premiação. A melhor reportagem de uma das modalidades (TV, Webjornalismo ou Impresso) também receberá o prêmio de R$ 2 mil.

O regulamento completo com o cronograma, as temáticas que poderão ser trabalhadas e o formulário de inscrição do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal já estão disponibilizados na página da entidade por meio do link www.afrafep.org.br/premioeducacaofiscal

Quem pode participar - Poderão participar do 'Prêmio Afrafep de Educação Fiscal' os professores de escolas (Estado, prefeituras, de universidades públicas e Ongs) e os profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo. Eles deverão desenvolver projetos ou reportagens voltados à área de educação fiscal, abrangendo temas envolvendo: iniciação tributária – conceitos básicos de tributo; a importância social dos tributos; atuação fiscal no Estado Brasileiro; o retorno dos tributos para a sociedade; o acompanhamento das contas públicas; a preservação do patrimônio público/combate ao vandalismo; combate à sonegação, corrupção e pirataria; e a exigência da Nota e do Cupom Fiscal, direito e dever. Entre os critérios de avaliação serão considerados projetos/matérias que tiverem abordagens inovadora, criativa e de sustentabilidade.

Concurso mantém parceria - O concurso da Afrafep manteve a parceria com outros órgãos integrantes do Programa de Educação Fiscal do Estado como, por exemplo, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Secretaria de Estado da Fazenda SEFAZ-PB, além do patrocínio da cooperativa Sicoob Creds. Os projetos selecionados serão avaliados pela Comissão Julgadora do Concurso, que será formada pelos parceiros: SEFAZ-PB; Secretaria de Estado da Educação, Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (ESAF); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB).