• 25 Fevereiro 2019

Paraíba mantém 2ª menor taxa de desocupados do Nordeste, revela IBGE

A Paraíba manteve a segunda menor taxa de desocupados entre os nove Estados da Região Nordeste no encerramento de 2018, segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgado, nesta última sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que a taxa de desocupados da Paraíba no 4º trimestre do ano passado ficou em 11%, atrás apenas do Ceará na Região (10,1%). A taxa média do país (11,6%) continua superior à da Paraíba, assim como a do Nordeste (14,4%).

Em números absolutos, o número de desocupados atingiu 190 mil no trimestre encerrado em dezembro de 2018, contra 187 mil no trimestre anterior, encerrado em setembro do mesmo ano. Geralmente, dezembro acontece ajustes em diversas empresas com quadro de desligamento mais intenso. A taxa de desocupados da Paraíba era um pouco menor no trimestre encerrado em setembro do ano passado (10,7%).

Ranking do Nordeste – Na região Nordeste, os três Estados com as menores taxas de desocupação foram Ceará (10,1%), Paraíba (11%) e Piauí (12,3%), enquanto os três Estados que apresentaram as maiores taxas de desocupação, no trimestre encerrado em dezembro de 2018, foram Bahia (17,4%); Alagoas (15,9%) e Pernambuco (15,5%). Veja o ranking completo logo abaixo.

No 4º trimestre de 2018, as Unidades da Federação que apresentaram as maiores taxas de desocupação do país foram Amapá (19,6%) e Bahia (17,4%).  Já as menores taxas de desocupação foram observadas em Santa Catarina (6,4%), Mato Grosso (6,9%) e Mato Grosso do Sul (7,0%).

Cenário regional - Em geral, as maiores taxas de desocupação continuam com os estados da Região Nordeste, enquanto as menores taxas nos da Região Sul. Diante disso, o Nordeste se mantém com a maior taxa de desocupação do país (14,4%) entre as cinco regiões, seguido mais atrás pelo Sudeste (12,1%). A Região Norte permanece com a terceira maior taxa (11,7%), enquanto as menores são encontradas nas regiões Centro-Oeste (8,5%) e Sul (7,3%), as duas únicas abaixo de dois dígitos.

De acordo com a PNAD Contínua, o nível de ocupação de trabalhadores paraibanos era de 1,555 milhão de pessoas acima de 14 anos no 4º trimestre de 2018 no Estado. Já a força de trabalho da Paraíba, que serve de referência para calcular a taxa de desocupados, atingiu 1,736 milhão de pessoas.

Conceito de pessoas desocupadas – O IBGE classifica como pessoas desocupadas aquelas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e também tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa (consultando pessoas, jornais, etc.).

Conceito de pessoas ocupadas – O IBGE classifica como ocupada na semana de referência da pesquisa às pessoas que, nesse período, trabalharam pelo menos uma hora completa em trabalho remunerado em dinheiro, produtos, mercadorias ou benefícios (moradia, alimentação, roupas, treinamento etc.) ou em trabalho sem remuneração direta em ajuda à atividade econômica de membro do domicílio ou, ainda, as pessoas que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana. Além disso, também, foram consideradas ocupadas às pessoas afastadas por motivos diferentes dos já citados, desde que tivessem continuado a receber ao menos uma parte do pagamento e o período transcorrido do afastamento fosse inferior a quatro meses.

Taxa de desocupação (%) das pessoas de 14 anos ou mais de idade na região Nordeste por Unidades da Federação  4º trimestre de 2018

Ceará

10,1