Skip to content
  • 13 Abril 2018

Membros do Conselho de Recursos Fiscais da Receita Estadual tomam posse para biênio 2018-2020

A presidente do Conselho de Recursos Fiscais (CRF), Gianni Cunha da Silveira Cavalcante, foi reconduzida para mais um mandato nesta sexta-feira (13) ao lado de conselheiros titulares e suplentes (2018-2020), no órgão julgador da Secretaria de Estado da Receita (SER).

 

A solenidade de posse, que contou com a presença dos secretários de Estado da Receita, Marconi Marques Frazão (titular) e Leonilson Lins de Lucena (executivo), de ex-secretários da Receita Estadual, Milton Soares e Anísio Carvalho Costa Neto, de entidades de classe e de gestores da SER, foi realizada na Sala de Reunião Conselho de Recursos Fiscais, no prédio da Recebedoria de Renda de João Pessoa, no bairro Varadouro.

 

Na posse, houve recondução da presidente para o terceiro mandato, de 50% dos conselheiros titulares da parte da Receita Estadual e de 25% dos representantes indicados pelos contribuintes. Já os novos conselheiros que tomaram posse da Fazenda Estadual estão os auditores: Anísio de Carvalho Costa Neto e Sidney Watson Fagundes da Silva, enquanto da parte dos novos os representantes dos contribuintes tomaram posse pela primeira vez: Reginaldo Galvão Cavalcanti, Maira Catão da Cunha Cavalcanti Simões e Dayse Annyedja Gonçalves Chaves.

 

Foto Posse CRC Bienio 2018 2020 9

 

“Essa mistura da experiência dos conselheiros reconduzidos com a oxigenação trazida pelos conselheiros que estão ingressando, com certeza fará com que o mandato do biênio 2018/2020 seja de êxito e muito produtivo, oferecendo maior celeridade à solução das lides”, comentou o secretário de Estado da Receita, Marconi Marques Frazão, durante a posse.

 

O Conselho de Recursos Fiscais passou na última gestão por modificações para gerar mais celeridade como, por exemplo, o maior número de membros, do Conselho Pleno e de novo regimento. A Lei 8.802/2016 elevou a composição de 7 para 9 conselheiros, enquanto a Portaria 75/2017/GSER aprovou um novo Regimento Interno para o Conselho de Recursos Fiscais. O órgão revisor no julgamento passou a ser o Conselho Pleno, que agora é um colegiado maior e pertencente ao próprio Conselho de Recursos Fiscais.

 

Para Marconi Frazão, a criação de duas Câmaras de Julgamento e de um Conselho Pleno tornou o Conselho de Recursos Fiscais da Paraíba um dos órgãos julgadores da Fazenda mais modernos do país. “Com a nova composição e reformulações, o governo e os contribuintes esperam que o Conselho seja reconhecido como um órgão de credibilidade, autonomia e independência e abuse da aplicação dos princípios tributários: da legalidade, da imparcialidade, da verdade material, da justiça fiscal e porque não da razoabilidade”, declarou na solenidade.

 

Foto Posse CRC Bienio 2018 2020 26

Reformulações históricas no CRF - No discurso da presidente do Conselho de Recursos Fiscais (CRF), a auditora fiscal Gianni Cunha da Silveira teceu agradecimentos à confiança depositada pelo secretário Marconi Frazão para o terceiro mandato à frente do órgão julgador, e também pelos serviços prestados pelos ex-conselheiros e aos reconduzidos, ao mesmo tempo em que parabenizou os novos. Ela destacou, em seu discurso, as novas reformulações realizadas pelo secretário da Receita Estadual no Conselho de Recursos Fiscais. “O secretário Marconi Frazão será sempre lembrado por ter sido o responsável pela criação deste novo conselho à semelhança dos conselhos ou tribunais administrativos de outros estados brasileiros, o qual teve o cuidado, a coragem e a ousadia de mudar um colegiado de uma Secretaria em tão pouco tempo após ter assumido o cargo de Secretário de Estado da Receita”, declarou. 

Para Gianni Cunha da Silveira, após as mudanças realizadas no último biênio, “que se fizeram presentes no nosso PAT (Processo Administrativo Tributário) e no novo Regimento do CRF, agora é o momento de pô-las em prática, efetivamente; e eu terei a honra de presidir essa nova equipe que nasceu de um conselho idealizado por todos nós que nos sentimos parte integrante deste processo de mudança”, apontou.


Foto Posse CRC Bienio 2018 2020 ok

Veja o discurso na íntegra da presidente do CRF, Gianni Cunha da Silveira Cavalcante, no link https://goo.gl/qXcyFC

 

Papel do Conselho – O Conselho de Recursos Fiscais do Estado da Paraíba tem a missão julgar os recursos interpostos contra as decisões proferidas em processos administrativos tributários, que sejam contestadas pelos empresários (contenciosos), servindo como fiscalizador da atuação das Autoridades Fazendárias Estaduais, prestigiando os princípios do contraditório e da ampla defesa, aplicáveis ao processo administrativo tributário por expressa determinação constitucional. O CRF soluciona, em última instância administrativa, divergências sobre aplicação das normas tributárias aos fatos geradores concretos. O Conselho também serve de consulta e de parte integrante da Justiça Fiscal Administrativa do Estado, com autonomia funcional e sede na Capital, alçada em todo território paraibano.

A composição do Conselho inclui representantes de contribuintes dos tributos estaduais e de auditores da Receita Estadual, de forma paritária (50% de conselheiros da Fazenda e 50% de representantes de contribuintes). Além do conselheiro presidente, o CRF é composto de oito membros titulares, denominados conselheiros, e de igual número de integrantes eventuais, chamados suplentes, nomeados pelo Governador do Estado. Pelo regimento, o mandato é de dois anos, renovável por igual período outras duas vezes.

 

Foto Posse CRC Bienio 2018-2020 12

 

MEMBROS DO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS PARA O BIÊNIO 2018-2020

Representantes da Secretaria de Estado da Receita:

Presidente do Conselho de Recursos Fiscais: Gianni Cunha da Silveira Cavalcante

Conselheiros do Conselho de Recursos Fiscais (Titulares da Receita Estadual)

Petrônio Rodrigues Lima

Gílvia Dantas Macedo

Sidney Watson Fagundes da Silva

Anísio de Carvalho Costa Neto

 

Conselheiros do Conselho de Recursos Fiscais (Titulares das entidades empresariais)

Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (FEMIPE-PB): Reginaldo Galvão Cavalcanti

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (FECOMÉRCIO): Maira Catão da Cunha Cavalcanti Simões

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB): Dayse Annyedja Gonçalves Chaves

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB): Thais Guimarães Teixeira

 
Conselho de Recursos Fiscais (suplentes da Receita Estadual)

Fernanda Céfora Vieira Braz

Áurea Lúcia dos Santos Soares

Christian Vilar de Queiroz

Francisco Alekson Alves 

 
Conselheiros do Conselho de Recursos Fiscais (Suplentes das entidades empresariais)

Representantes da Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (FEMIPE-PB): Francisco Lima Cavalcante

Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (FECOMÉRCIO): Juliana Juscelino Queiroga Lacerda

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP): Marilene Pontes Pereira

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB): Cláudio Orestes Britto Neto

Voltar ao topo