• 12 Dezembro 2017

Empresas de transporte de passageiros vão passar a emitir o Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) em 2018

No primeiro semestre de 2018 (ainda sem data definida), as empresas prestadoras de serviço de transporte de passageiro no Estado da Paraíba vão passar a emitir o documento digital Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e), que faz parte de mais um projeto de modernização de recursos tecnológicos do Fisco para o sistema de tributação com o intuito de facilitar as atividades diárias das empresas.

O BP-e, de existência apenas digital, tem a finalidade de documentar as prestações de serviço de transporte de passageiros, assinadas digitalmente pelo emitente e autorizadas pela administração tributária, antes do início da operação. Os contribuintes deverão utilizar um software desenvolvido ou adquirido para realizar a transmissão via Internet do arquivo digital.

Um dos principais objetivos e benefícios do BP-e é a simplificação das atividades diárias nas empresas, principalmente as que trabalham com a circulação de mercadorias. Entre os benefícios operacionais apresentados pelo BP-e, podemos citar ainda a redução de custos com a armazenagem de documentos e a flexibilidade de expansão de pontos de emissão integrada com sistema de vendas presenciais ou online, permitindo o uso de tecnologias móveis para homologação e emissão, sem depender da autorização do Fisco, além da eliminação das obrigações acessórias.