• 27 Julho 2017

Emissões de notas fiscais eletrônicas por indústrias e distribuidoras crescem 5,74% em junho

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), um dos indicadores que aponta aquecimento da atividade econômica, registrou expansão de 5,74% em junho emitidos por segmentos de estabelecimentos como atacadistas/distribuidores e indústrias na Paraíba. No último mês, segundo dados do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual, a quantidade de NF-e emitda atingiu 1,864 milhão, em junho de 2017, contra 1,763 milhão em junho de 2016.

No acumulado do primeiro semestre, os números de emissões também encerraram de forma positiva. De janeiro a junho, o volume de emissões de indústrias e distribuidoras atingiu 10,944 milhões, alta de 5,67% sobre o primeiro semestre do ano passado. A média mensal nos primeiros meses deste ano de NF-e ficou em 1,824 milhão acima do mesmo período de 2016 (1,724 milhão), indicando uma tendência de retomada de crescimento com impacto também na arrecadação do ICMS.

O balanço de emissões nos seis primeiros meses registrou picos nos meses de março (1,985 milhão) e de maio (1,954 milhão) de emissões de NF-e pelos estabelecimentos. Dezembro de 2016 continua sendo a maior emissão da série histórica dezembro de NF-e.

Na Paraíba, entre indústrias e atacadistas, mais de 13,3 mil empresas estão credenciadas pela Secretaria de Estado da Receita para emissão de NF-e.