Skip to content
  • 27 Outubro 2016

Paraíba mantém saldo positivo em empregos pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Paraíba manteve o saldo positivo de empregos com carteira assinada. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Estado registrou saldo de 566 postos em setembro, enquanto o país manteve saldo negativo com fechamento de 39,282 mil vagas.

Os setores da agropecuária (332), comércio (231) e serviços (197) foram os responsáveis pelo saldo positivo de vagas em setembro na Paraíba. Os municípios que mais geraram mais postos foram Santa Rita (132), Campina Grande (65) e Sousa (58).  

No mês de agosto, o Estado foi destaque nacional ao gerar 5.905 vagas, alcançando segundo maior saldo do país, com empregos gerados nos setores de agropecuária, indústria de transformação e de serviços.

A Região Nordeste liderou o saldo positivo do país com 29,520 mil vagas, mas apenas cinco dos nove Estados da Região tiveram saldo positivo por dois meses consecutivos. Além da Paraíba, os Estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte geraram mais admissões que demissões nos meses de agosto e setembro.

CENÁRIO NACIONAL - Já o Brasil tem registrado por 18 meses consecutivos (um ano e meio), o encerramento vagas de trabalho com carteira assinada maior que admissões. Em setembro, a quantidade de demissões superou as contratações em 39,2 mil. No cenário de crise econômica, setembro foi o 18º mês consecutivo em que o país demitiu mais trabalhadores do que contratou. Em dez meses, o país fechou 683,9 mil postos.

 

Voltar ao topo