Notícias
- 18 Agosto 2025
Gerência de Tecnologia da Informação da SEFAZ-PB apresenta novo plano de reestruturação para secretários e gestores

Com a missão de modernizar todo o sistema tecnológico da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) apresentou um novo processo de reestruturação e de avanços aos secretários Marialvo Laureano (titular) e Bruno Frade (executivo) e aos gestores (diretores, coordenadores, gerentes regionais, executivos e operacionais) da pasta.
Durante a apresentação, o gerente da GTI, Marx Gusmão, fez uma explanação sobre o diagnóstico da gerência e apresentou um plano de reestruturação que contempla a modernização do parque tecnológico e a e ampliação de recursos humanos para atender as demandas dos projetos da SEFAZ-PB, que estão sob a sua coordenação e gerenciamento, para 2025 e 2026. A apresentação contou com apoio do Subgerente de Desenvolvimento da GTI, André Luna.
ESBOÇO DA REESTRUTURAÇÃO – “Apresentamos aos secretários e gestores da SEFAZ, um esboço das condições atuais da GTI e um resumo das dificuldades técnicas e de pessoal que hoje se apresentam, mas com o planejamento para modernizar e reestruturar. Essas ações visam dar confiabilidade ao sistema, prestar um serviço de qualidade ao público interno e externo até o final do ano de 2026”, resumiu o gerente Marx Gusmão.
CONFIANÇA E RECURSOS DISPONÍVEIS – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, revelou que está confiante no novo plano de reestruturação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e informou que não faltará recursos para modernização da pasta até 2026.
“Somente para os projetos de modernização da GTI da Fazenda Estadual serão investidos, via PROFISCO II, aproximadamente US$ 19,5 milhões de dólares até o final de 2026, o que representa em reais na cotação atual mais de R$ 107 milhões. O nosso gestor da GTI terá nosso total apoio”, declarou.
EQUIPAMENTOS HARD E SISTEMAS MODERNOS – Marialvo citou que, além de aquisições de um volume considerável de equipamentos robustos de última geração (hard), de bancos de dados e de centenas de novos computadores (desktop e notebook), haverá investimento em licenças de software e uma série de novos sistemas modernos, que serão desenvolvidos pelas duas fábricas de software para as diversas gerências da SEFAZ-PB.
“Enfim, a ideia é dar um up grade tecnológico em todos os produtos e serviços da Fazenda Estadual para torná-la mais avançada, eficiente e condizente com os anseios e objetivos estipulados no Plano Estratégico da SEFAZ-PB 2024-2028 e a GTI terá essa grande missão,” frisou.
INVESTIMENTO PERMANENTE EM TI – Segundo ainda Marialvo, a Sefaz-PB precisará de investimento permanente em TI para ter as ferramentas necessárias para acompanhar os investimentos da iniciativa privada e buscar a excelência na prestação do serviço público.
MELHORAR A EFICIÊNCIA – “A modernização dessa pasta, com a aquisição de equipamentos de tecnologia da informação de última geração, por meio do PROFISCO II, será fundamental para melhorar ainda mais a eficiência dos serviços ao cidadão e a transparência pública, monitorar com mais assertividade os contribuintes e, consequentemente, fortalecer a gestão fazendária. Como somos a pasta responsável por arrecadar, gerenciar e viabilizar os recursos para as ações e políticas públicas do Estado, precisamos continuar investindo em novas tecnologias para ampliar a capacidade da gestão pública na tomada de decisão mais assertiva, utilizando novas ferramentas atualizadas, com automação de processos e uso de inteligência artificial e de big data”, destacou.