• 10 Abril 2024

Paraíba recebe nota máxima de agência mundial S&P Global Ratings pelo 4º ano consecutivo

A gestão fiscal do Estado da Paraíba dá sinais, a cada ano, de sua firmeza e solidez nas avaliações tanto por instituições nacionais, mas também pelas agências internacionais de classificação de risco. Em 2024, o rating (notas de risco/avaliação) da Paraíba, atestado pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, foi elevado de brAA+ para brAAA. É o quarto ano consecutivo que o Estado da Paraíba recebe nota máxima da agência mundial.

As notas de risco (rating) da S&P Global vão de AAA (melhor) até D (pior), além de classificação positiva, negativas e neutras para cada qualificação. Elas são divididas entre notas de grau de investimento e grau especulativo.

SOMA DE INDICADORES POSITIVOS – Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, indicadores positivos como baixo endividamento, superávits primários nos últimos exercícios, geração de poupança corrente e aumento dos investimentos em infraestrutura têm mantido a Paraíba com a nota máxima pela S&P Global Ratings.

PARAÍBA É TRIPLO A – “Pelo quarto ano consecutivo a agência mundial de classificação de risco de Crédito S&P Global Ratings avalia a Paraíba com a nota máxima, gerando perspectivas para atrair mais investimentos. Neste ano de 2024, a agência mundial incluiu uma nova nota elevando a Paraíba para um triplo A (br AAA). Ou seja, a nota máxima que uma unidade da federação pode receber, por manter o equilíbrio em suas contas nos últimos exercícios. O relatório da Standard & Poor's elogiou ainda o dinamismo da economia paraibana e as expectativas positivas para a economia do Estado. Além do resultado positivo da análise da agência mundial de classificação, o relatório apontou que as finanças do Estado estão positivas e que o Governo da Paraíba tem investido os seus recursos em infraestrutura  e obras estruturantes. Destaco, por exemplo, os investimentos no Polo Turístico Cabo Branco, no porto de Cabedelo, nas novas estradas, em segurança  hídrica como adutoras e em diversos outros empreendimentos”, detalhou.

FOTo Marialvo Laureano jJan 24

FIRMEZAS NA GESTÃO FISCAL E NA MISSÃO DA SEFAZ-PB – Segundo Marialvo Laureano, “esses investimentos demonstram a firmeza da economia paraibana, a firmeza da gestão fiscal e a seriedade do Governo em investir para melhorar cada vez o ambiente de negócios da Paraíba, gerando mais emprego e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do povo paraibano. É dessa forma que temos trabalhado desde 2019 e é dessa forma que o governador João Azevêdo tem orientado os secretários. Enfim, a Sefaz-PB continuará trabalhando firme em sua missão institucional de viabilizar financeiramente as ações do Estado, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, com justiça fiscal”, apontou.

POLÍTICAS FISCAIS PRUDENTES – A S&P Global Ratings destacou, em nota à imprensa, que o forte crescimento das receitas e as políticas fiscais prudentes como características que amparam o desempenho fiscal robusto da Paraíba. Ainda segundo a nota, “a perspectiva agora é estável, refletindo a nossa visão de que as necessidades de financiamento permanecerão baixas e estáveis à medida que o estado utiliza gradualmente as reservas de caixa acumuladas para implementar o seu programa abrangente de investimentos (capex)”.

IMAGEM porto Cabedelo dragragem 2 OK

PERSPECTIVA ESTÁVEL –  O novo rating também passa a considerar a Paraíba como estável - refletindo a visão de que “o elevado saldo de caixa da Paraíba oferece espaço para expandir os gastos de capital e reduzir gradualmente a lacuna no desenvolvimento da infraestrutura do Estado. O desempenho da receita do estado provavelmente permanecerá forte, reforçado pelas políticas fiscais proativas da Paraíba. Fortes fluxos de receitas sustentarão o aumento do capex e de outros gastos, mantendo, ao mesmo tempo, resultados fiscais positivos, afirma a nota.

IMAGEM BARRA DA MISSO SEFAZ-2024-2028 OK