Skip to content
  • 09 Abril 2024

SEFAZ-PB celebra contrato com Funetec para projetos de transferência de tecnologia

Após desenvolver um dos sistemas mais inovadores do País na fiscalização de mercadorias em trânsito com uso de big data e de inteligência artificial com os laboratórios de informática da UFPB, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) quer dar mais um salto nos processos de modernização nas áreas de fiscalização, de automação de serviços e de monitoramento.

 

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, e o superintendente da Fundação de Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), Rodrigo Barreto, assinaram, na última segunda-feira (8), na sala de Reunião da sede da Sefaz-PB, no Centro Administrativo do Estado, o contrato que prevê transferência de tecnologia dos laboratórios do Centro de Informática da UFPB para otimizar os serviços da Sefaz-PB. O contrato no valor de R$ 2,1 milhões é proveniente do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba (PROFISCO II - PB)

 

USO DE BIG DATA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Cerca de 20 pesquisadores e alunos de graduação do Lavid e do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria) do Centro de Informática e de professores e pesquisadores do LEMA (Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada) do Departamento de Economia da UFPB vão participar do projeto, que inclui desenvolvimento de softwares, integração de dados, implementar plataformas usando, por exemplo, a big data e a inteligência artificial voltados às demandas da Sefaz-PB.

 

 IMAGEM ASSINATURA CONTRATO FUNETEC SEFAZ- PB 2024-2026

 

RECONHECIMENTO NACIONAL – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, revelou que a parceria da Fazenda Estadual com o Centro de Informática e os laboratórios da UFPB têm gerado projetos de ponta que são reconhecidos nacionalmente.

 

“Recebemos a Diretoria da Funetec, além dos coordenadores dos laboratórios do Centro de Infornática e do Departamento de Economia da UFPB, para fortalecer mais ainda essa parceria da Sefaz-PB com a instituição. Eles têm desenvolvido vários trabalhos inovadores conosco, inclusive usando a inteligência artificial com uma equipe de professores, pesquisadores e de profissionais muito competentes da UFPB, que utilizam estudantes da graduação com muita altivez e dinamismo. Já concluímos vários projetos exitosos com o laboratório de informática, que têm sido reconhecidos nacionalmente por outras secretarias de Fazenda. Portanto, é mais um momento ímpar de celebração e fortalecimento dessa parceria para desenvolvermos novos e ousados projetos para que a Sefaz-PB continue sendo exemplo para outros estados no que se refere à inovação, às suas competências e a efetividade, com o objetivo de prestar cada vez mais e melhor serviço à sociedade paraibana”, frisou Marialvo.        

 

RELAÇÃO GANHA-GANHA – O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, afirmou que “é de grande importância essa parceria que é uma relação de ganha-ganha, isto é, quando todas as partes envolvidas saem beneficiadas. A Funetec tem agora o privilégio de mediar esse relacionamento entre a Sefaz-PB e as nossas instituições de ensino superior de forma que haja o fomento e também a retenção de talentos das nossas universidades, dos nossos professores e laboratórios. É mais uma parceria de sucesso com o modelo de empreender inovação, que tem dado muito certo. Na verdade, este é o modelo de desenvolvimento que acreditamos, ou seja, que promove a união de demandas públicas com a capacidade instalada das universidades. Fazer essa mediação, enquanto Fundação, é um motivo de grande honra e privilégio com o reconhecimento da Sefaz-PB, que tem buscado efetivamente essa parceria nas universidades públicas da Paraíba. Essa pode ser a chave para o desenvolvimento do Estado, como tem mostrado a experiência dos projetos anteriores que foram bem sucedidos", apontou.

 

 IMAGEM ASSINATURA CONTRATO FUNETEC SEFAZ- PB 2024-2026 bruno

 

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA COMPLETA – O coordenador do Lavid da UFPB, Raoni Kulesza, revelou que com o novo contrato celebrado com a Funetec e a Sefaz-PB de 33 meses “terá, agora, condições dos laboratórios desenvolverem um plano de trabalho completo de transferência de tecnologia para a Sefaz-PB. Vamos fazer uma revisão e atualização dos modelos já realizados anteriormente na secretaria, automatizar novos processos, usando a inteligência artificial e otimizar os processamentos com uso de Big Data para as gerências de mercadorias de trânsito e de estabelecimento, além de acompanhar e fazer consultoria das contratações de infraestrutura que serão implantados na Sefaz-PB”, detalhou

 

 IMAGEM ASSINATURA CONTRATO FUNETEC SEFAZ- PB 2024-2026 MESA OK

 

INVESTIMENTOS GERAM CICLO VIRTUOSO – O professor do Departamento de Economia da UFPB e do LEMA (Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada), Aléssio Almeida, informou que a Sefaz-PB tem intensificado, nos últimos anos, investimentos em tecnologia para otimizar a fiscalização e os processos. “Esses investimentos têm gerado mais igualdade na concorrência de mercado, criando um ciclo virtuoso ao combater empresas que atuam com alguma irregularidade no mercado e favorecendo as empresas regulares, além da sociedade paraibana que ganha com mais políticas públicas via recolhimento de impostos. O nosso projeto LEMA (Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada) pretende trabalhar com programação fiscal, fazer uma seleção mais assertiva de empresas para uma fiscalização de estabelecimento, além de calcular de forma mais consolidada o GAP Tributário, ou seja, quanto o Estado tem deixado de arrecadar, além de trabalhar com formações de inteligência sobre os benefícios fiscais concedidos e o seu retorno social”, adiantou.

 

 IMAGEM ASSINATURA CONTRATO FUNETEC SEFAZ- PB 2024-2026 GESTORES

 

QUEM PARTICIPOU – Participaram da solenidade de assinatura do contrato, além do secretário titular da Fazenda e do superintendente da Funetec, o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, o diretor executivo de Administração Tributária, Rômulo Agra, o gerente de Tecnologia de Informação da Sefaz-PB, João Bosco, o coordenador Técnico do PROFISCO II PB, Carlos Manuel Oliveira Correia de Melo, o coordenador do Lavid da UFPB, Raoni Kulesza, a pesquisadora do laboratório Aria da UFPB, Thaís Gaudêncio do Rêgo, o professor de Economia da UFPB e do Lema, Aléssio Almeida; além da coordenadora de comunicação do Funetec, Rejane Negreiros.

 

Voltar ao topo