• 06 Junho 2023

Diretor da Sefaz-PB participa da abertura do Conexão Contábil Nacional em Campina Grande

O diretor Executivo de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Rômulo Agra, participou, nesta terça-feira (6), em Campina Grande, da cerimônia de abertura da Conexão Contábil Nacional, evento do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB). O diretor Rômulo Agra representou o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, e o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano.

Em sua fala na abertura no auditório do Garden Hotel, o diretor Executivo de Administração Tributária, Rômulo Agra, saudou, inicialmente, os membros da mesa de honra e presentes, e transmitiu as boas-vindas a todos os participantes do evento nacional, que estão em Campina Grande, sua terra natal, no mês de junho, quando se realiza o “Maior São João do Mundo”, em nome do governador João Azevedo e dos secretários da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano, e do executivo da Receita, Bruno Frade, que estão em Brasília.

PARCERIA SEFAZ-PB E CRC-PB – O diretor enfatizou a parceria consolidada da Sefaz-PB com o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB).  “As demandas levadas à nossa Secretaria são tidas como prioridade e sempre buscamos dar celeridade nas respostas. Instalamos nas principais repartições fiscais a “Sala dos Contadores”, no sentido de valorização da categoria, além das inúmeras participações em palestras e eventos do CRC-PB, como forma de trazer esclarecimentos da legislação tributária e de medidas e ações. “Em nosso Conselho de Recursos Fiscais, órgão de julgamento de 2ª instância, o CRC-PB indica, através de lista sêxtupla, membro para mandato de dois anos. Para nós da Sefaz-PB, o contador é essencial no relacionamento Empresa-Fisco”, frisou.

Segundo Rômulo Agra, a realização deste evento nacional na Paraíba, em especial em Campina Grande, com foco em educação, “é de grande relevância para os contabilistas, principalmente neste momento de Reforma Tributária no Brasil, cujo relatório foi apresentado pelo relator, o deputado federal pela Paraíba, Aguinaldo Ribeiro, no dia de hoje, no Congresso Nacional”.

MUDANÇA COM A REFORMA – Para Rômulo, “a reforma tributária trará mudanças e, dessa forma, haverá necessidade adaptação, de treinamentos, de alteração de sistemas, e afetará "n" outros aspectos de nossos trabalhos, mas buscará, como ideia principal, a simplificação tributária, 27 legislações tributárias estaduais, 5.570 legislações tributárias municipais, e outras mais, serão reduzidas com a reforma”, declarou, acrescentando que a “capacitação profissional abrirá novas oportunidades”.

Ele encerrou a sua fala na abertura do evento fazendo um convite especial “Agora, como campinense que sou, quero recomendar aos participantes de fora a programação cultural do Maior São João do Mundo, garanto que levarão boas lembranças e ficarão com saudades”, finalizou.

O anfitrião do encontro, o presidente do CRC-PB, Rômulo Araújo, enalteceu a capacitação oferecida no evento, a troca de experiências entre os participantes do Conexão Contábil e o fortalecimento da profissão. O contador destacou a relevância da busca constante por conhecimento e a essencialidade dos profissionais da contabilidade para os avanços na sociedade. “Cada um de nós tem um papel crucial na construção de uma Contabilidade sólida e confiável. Somos parte de uma profissão que desempenha um papel fundamental na transparência e na prestação de contas e no fortalecimento das organizações e da economia como um todo. Essa responsabilidade exige que cultivemos a humildade e a gratidão como pilares da nossa atuação diária”, pontuou.

IMAGEM MESA CONEXO ok

O QUE É CONEXÃO CONTÁBIL – O Conexão Contábil, que é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, foi lançado em 2022 e percorreu todas as regiões brasileiras, chegando este mês à Paraíba. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

FORMAÇÃO DA MESA – O Conexão Contábil Nacional, que será realizado  nos dias de hoje e amanhã, reúne, nesta edição, cerca de 800 pessoas, que terão debates, networking, encontros e conexões. Além do diretor Executivo de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Rômulo Agra, a cerimônia de abertura contou com a presença mesa de abertura do presidente do CFC, Aécio Dantas; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; do presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio de Melo Araújo.

IMAGEM ROMULO ARNON OK

VISITAS EM CAMPINA GRANDE – O diretor Executivo de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Rômulo Agra, aproveitou a presença em Campina Grande, para também fazer visitas às diversas unidades da Sefaz-PB em companhia do gerente da 3ª Gerência Regional da Sefaz-PB, Arnon Diniz. Eles visitaram o IPVA no Detran, o Posto  Fiscal nos Correios e a Central de Monitoramento de Campina Grande.