• 21 Junho 2022

Sefaz-PB realiza capacitação com auditores fiscais para uso de tecnologia de radiocomunicação portátil

Os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) participaram, nesta terça-feira (21), no auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT) de um treinamento prático para uso de rádio de comunicação digital portátil. Os novos equipamentos que passam a ser usados pelos auditores do setor de fiscalização de Mercadorias em Trânsito e pelas equipes do Comando Fiscal são de última geração, utilizados em países da Comunidade Europeia.

O gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz, Felipe Lauritzen, que enalteceu a parceria da Sefaz-PB com a da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, destacou as vantagens do novo equipamento para os trabalhos dos auditores fiscais.

“Um dos diferenciais é que o rádio portátil tem uma cobertura maior que o do celular. Ele tem cobertura de quase 100% do território paraibano. Assim, o auditor fiscal não ficará dependendo da tecnologia do celular para realizar o seu trabalho no território paraibano, sobretudo, em lugares de mais difícil de cobertura de comunicação. Outra vantagem é que o rádio portátil vai facilitar uma comunicação direta com as forças de segurança do Estado, que usam a mesma tecnologia, sem falar de uma série de outras funções que a tecnologia do rádio pode ser explorada pelos auditores fiscais, trazendo mais comodidade e facilidade na comunicação”, apontou.

Segundo Lauritzen, a capacitação desta terça-feira foi destinada aos auditores de três gerências regionais (1ª, 2ª e 3ª), que têm sede nas cidades de João Pessoa, Guarabira  e Campina Grande, respectivamente. A mesma capacitação será posteriormente realizada na 4ª e 5ª gerências Regionais, no Sertão (Patos e Sousa).

Capacitao de uso rdio Porttil  02

O major Anderson Gomes da Silva, da equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, facilitador da capacitação do rádio portátil, afirmou que a segurança e a confiabilidade são os pontos de destaque do equipamento.

“A confiabilidade do rádio é importante, pois independe de outra tecnologia como a do celular para realizar uma comunicação eficiente e ainda traz segurança aos auditores para pedir socorro imediato em caso extremo com as forças de segurança, por estar utilizando um sistema integrado. O rádio portátil tem inúmeras funções que podem ser exploradas, entre elas a do GPS e com isso é possível fazer um rastreamento do aparelho até em questão de perda do equipamento, que é o mesmo usado por todas as forças de segurança dos países europeus. Atualmente, o sistema é usado na Paraíba pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar, também já está sendo usado por instituições municipais como a Guarda Municipal. Recentemente, a Polícia Federal fez testes com o equipamento e o aprovou e também pretende utilizá-lo”, revelou o Major.

Capacitao de uso rdio Porttil ok