• 13 Maio 2022

SEFAZ-PB realiza reunião com Comando Geral da Polícia Militar para reforçar integração

Os gestores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) realizaram  uma reunião com os comandantes da Polícia Militar da Paraíba para reforçar e ampliar ainda mais a integração institucional das duas pastas.

A reunião, que foi realizada na Sala do Gabinete da Sefaz-PB, teve o intuito de intensificar os canais de comunicação e de integração das cinco Gerências Regionais da Fazenda Estadual e da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal (Gecof) com os Comandos da Polícia Militar do Estado tanto  para um acionamento mais direto, como em troca de informações.

AÇÕES DE COMBATE À SONEGAÇÃO E À CRIMINALIDADE – O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, considerou uma das reuniões “mais profícuas com o Comando da Polícia Militar. A ideia é ampliar a integração para intensificar as ações de combate à criminalidade e à sonegação fiscal no Estado com o possível compartilhamento do espaço físico”, declarou.

Segundo o secretário executivo da Fazenda, Bruno Frade, a parceria das duas pastas já existe, mas a ideia é reforçar ainda mais essa integração em via de mão dupla e na comunicação entre as gerências regionais da Sefaz-PB e os comandos da Polícia Militar.

“A ideia é intensificar uma comunicação mais direta para o acionamento da Polícia Militar, quando acontecerem às deflagrações de operações e em ações ordinárias de fiscalização para um apoio mais direto em situação de tensionamento, mas também faremos compartilhamento de informações e de dados, disponíveis na Sefaz-PB, que a Polícia Militar necessitar para as sua ações”, frisou Bruno Frade.

COMPARTILHAR ESPAÇO FÍSICO – Durante a reunião, foi discutida uma ideia ainda inicial, que será motivo de estudo técnico, que é a possibilidade de compartilhamento dos postos fiscais e de outras unidades da Sefaz-PB para uso comum tanto para auditores fiscais quanto para os policiais militares.

QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO – Além dos secretários titular e executivo da Fazenda Estadual, participaram da reunião o Subcomandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Ronildo, o chefe da Inteligência da Polícia Militar, coronel Tibério, além dos coronéis Campos, Valério, Gilberto e Sena.

Da Sefaz-PB ainda, participaram os cinco gerentes regionais: André Filgueiras (1ª Gerência Regional da Sefaz-PB), Anivaldo Azevedo (2ª Gerência Regional da Sefaz-PB), Arnon Diniz (3ª Gerência Regional da Sefaz-PB), Manoel Paulino (4ª Gerência Regional da Sefaz-PB) e Jaildo onçalves (5ª Gerência Regional da Sefaz-PB); os subgerentes de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito: Gilberto Júnior Bezerra Roli (1ª Gerência Regional da Sefaz-PB), Francisco Luiz de Oliveira Moura, Alynthor de Lima Araújo (3ª Gerência Regional da Sefaz-PB), o gerente executiva de Combate à Fraude Fiscal (GECOF), Francisco Cirilo Nunes, Supervisor da Gerência executiva de Combate à Fraude Fiscal da Sefaz-PB, Blair Bittencourt Júnior, e a equipe da Assessoria Técnica de Inteligência da Sefaz-PB, os auditores José Marconi da Silva e Renato Neiva.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, não pode participar da reunião. Ele estava no interior do Estado participando de uma plenária do Orçamento Democrático com o governador do Estado.