• 14 Março 2022

Dez cursos de EAD do ‘Semeando Sementes da Cidadania’ estão com inscrições abertas

A Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão de ensino, pesquisa e extensão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), está com inscrições abertas para dez cursos de EAD (Educação a Distância) do “Programa Semeando Sementes da Cidadania”.

Os cursos de educação à distância, voltados para educação fiscal, são gratuitos e abertos aos cidadãos paraibanos. As inscrições de novos alunos podem ser feitas na plataforma virtual da ESAT no link  https://www3.sefaz.pb.gov.br/esat/semeandosementes/ Após a inscrição, o inscrito recebe por e-mail o login e cadastrar a sua senha.

Professores de educação básica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, dos colaboradores do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB), dos estudantes de graduação e professores do UNiesp e do Unipê, que já possuem login e a senha do curso, poderão também fazer os cursos em EAD.

CURSOS DISPONÍVEIS – Entre os dez cursos estão, por exemplo, “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “ICMS –Saiba mais”;  “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”; “Planejamento Financeiro” e a “Cidadania ambiental: a agenda da administração tributária”. A carga horária dos cursos oscila de 10 a 20 horas. (Veja a relação completa no quadro abaixo com carga horária específica)

PONTUAÇÃO PARA PRÊMIOS – Uma das vantagens dos cursos online da ESAT para os professores da rede pública estadual, além do conhecimento sobre a educação fiscal, transparência pública e finanças e meio ambiente, é a pontuação nos prêmios do Estado. Os cursos à distância do Semeando Sementes da Cidadania da ESAT são integrantes dos prêmios ‘Escola de Valor’ e ‘Mestres da Educação’ da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, que premiam escolas e professores com o bônus adicional do 14º e do 15º salários.

FORMAR CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES – Para a gestora executiva da ESAT, Elaine Carvalho César, “uma sociedade consciente tem o poder de decidir seus rumos e a ESAT-PB oferece um portfólio de cursos, através da educação à distância, por meio do programa Semeando Sementes da Cidadania. Os dez cursos ofertados de maneira gratuita tem como objetivo disseminar conteúdos relacionados à cidadania fiscal para a formação de um cidadão mais participativo e consciente do seu papel de fomentador das políticas públicas, oferecidos a alunos, professores, servidores e à sociedade em geral”, reforçou.

SEMEANDO SEMENTES DA CIDADANIA – O projeto educativo Semeando Sementes da Cidadania, coordenado pela ESAT-PB, tem por objetivo tornar o cidadão consciente da função social dos tributos, da importância do controle dos gastos públicos, dos seus direitos e deveres, do desenvolvimento de valores, atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania na relação recíproca entre o cidadão e o Estado.

SOBRE A ESAT – Pioneira na gestão estadual em oferecer cursos de Educação à Distância (EAD) para os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda e ampliada para a sociedade, a Escola de Administração Tributária (ESAT) foi criada para cuidar da qualificação profissional dos auditores fiscais, mas tem ampliado a sua missão nos últimos anos na função da extensão com as universidades públicas e privadas do Estado, com entidades como, por exemplo, com convênios com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB); FOCCO (Fórum de Combate à Corrupção), UNiesp, Unipê, e as pastas da Secretaria de Educação do Estado, Ciência e Tecnologia e da ESPEP.

OS DEZ CURSOS EAD DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA ESAT-PB

NOME DO CURSO

CARGA HORÁRIA

CONHECENDO OS TRIBUTOS