• 11 Março 2022

Operação “Gestores em Ação” investiga estoque de empresas atacadistas em Campina Grande

O programa de ‘Gestores em Ação’, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), deflagrou  a primeira operação do ano e o foco foram as empresas atacadistas em Campina Grande, sede da 3ª Gerência Regional da Sefaz, nessa última quinta-feira (10). A operação, que fez levantamento de dados dos estoques de cinco  empresas atacadistas de arroz, feijão, açúcar e charque, contou com a participação de auditores fiscais em cargo de gerência e de subgerência da Sefaz-PB das cinco gerências regionais, além das equipes da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal (Gecof) e da Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal (ATF).

Durante a operação, as equipes de gestores se dividiram em cinco grupos para iniciar o levantamento de dados in loco dos estoques dos estabelecimentos atacadistas. As empresas possuem benefício fiscal sob o Termo de Acordo de Regime Especial (TARE). Com base nos dados coletados, as atacadistas passarão, agora, por um processo de auditoria específica e análise minuciosa, com cruzamentos de dados para identificar possíveis ilícitos tributários em suas transações comerciais.

Segundo o secretário executivo da SEFAZ-PB, “a deflagração de mais uma etapa dos Gestores em Ação em Campina Grande contou com a participação maciça e efetiva de todos os gestores em cargos de comissão. A orientação do nosso secretário Marialvo Laureano tem sido para que nos aproximemos cada vez mais de nossas repartições e, ao mesmo tempo, não nos afastemos da atividade finalística e precípua do auditor fiscal que é a fiscalização e o processo de auditoria”, destacou.

Descentralizar as ações – O secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, destacou a importância da continuidade da Operação Gestores em Ação, que está no 3º ano e do método do trabalho, mesmo com as dificuldades e restrições apresentadas pela pandemia nos últimos dois primeiro anos para deflagrarmos operações.

“É importante a retomada e a presença física de todos os gerentes de cada unidade operacional nessas operações dos Gestores em Ação. Fiscalizar é uma das atribuições do auditor fiscal e a operação tem ajudado os gestores, que são auditores fiscais, na tomada de decisão e de repensar melhorias para cada área. A ideia, na verdade, é visualizar a realidade de perto de cada unidade operacional para buscarmos avanços”, apontou.

IMAGEM Gestores em ao em-Campina Grande 2 OK

Participaram do Gestores em Ação – Além do secretário executivo da Sefaz-PB, participaram da  etapa da operação ‘Gestores em Ação’ em Campina Grande, sede do 3º Núcleo da SEFAZ-PB, 22 auditores fiscais que são das cinco Gerências Regionais e das Subgerências de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e de Sousa, a equipe da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal (Gecof) e também da  Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal (ATF).

IMAGEM Gestores em ao equipe 4 OK