• 19 Novembro 2021

Secretário da Fazenda participa da abertura VIII Convenção Paraibana de Contabilidade

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, participou na noite, desta quinta-feira (18), da abertura da VIII edição da Convenção Paraibana de Contabilidade, que acontece de 18 a 20 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa, que tem como tema ‘O papel da Contabilidade num cenário pós pandemia: Oportunidades e Desafios’.

Em sua fala, o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, que representou o governador João Azevêdo no evento, destacou a intensificação da parceria do Fisco da Paraíba com o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba e, por extensão, dos contadores, dentro da atual gestão da secetaria da Fazenda. Ele citou a entrada do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, como membro titular julgador, no Conselho de Recursos Fiscais da Sefaz-PB, no biênio 2020-2022, que era uma aspiração histórica da categoria. Os contadores Rodrigo de Queiroz Nóbrega (titular) e Aderaldo Gonçalves Júnior (suplente) foram os primeiros contadores da entidade a compor a corte julgadora da Sefaz-PB. Outra ação foi a instalação da Sala do Contador nas dependências da repartição fiscal de João Pessoa, com uma estrutura para o trabalho contábil. Essa mesma sala será também instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão de Campina Grande, como forma de mostrar a importância do contador para o Fisco paraibano.

“A Sefaz-PB sabe e reconhece a complexidade do trabalho de um contador, diferente daqueles que desconhecem a sua importância na gestão de uma empresa. A empresa que não trata o seu contador como um parceiro fundamental terá sempre muitos problemas, da mesma forma os órgãos públicos para organizar a contabilidade pública. É sabido que o contador precisa cada vez mais de atualização e de estudos constantes para o seu trabalho diário. É um profissional que precisa de dedicação e, sobretudo, dominar as legislações tributárias: federal, Estadual e municipal, conhecer as legislações previdenciária e trabalhista e, caso tenha clientes em outros estados, também estudar a legislação tributária daquelas unidades da federação, sem falar nas obrigações acessórias e as declarações eletrônicas, o que torna ainda mais hercúlea e desafiante o exercício dessa profissão. Por isso, o empresário precisa entender a importância e a relevância do contador. Quero encerrar minha fala agradecendo ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Bruno Sitônio, por sua brilhante gestão à frente do CRC-PB e desejar aos participantes da VIII Convenção Paraibana de Contabilidade sucesso na jornada para agregar ainda mais conhecimento aos contadores até porque o tema central é muito atual: o papel da contabilidade num cenário pós pandemia. Enfim, continuamos abertos na Sefaz-PB para receber as sugestões como forma de melhorar essa parceria do CRC-PB com o Fisco Paraibano”, finalizou Marialvo Laureano.

A VIII Convenção Paraibana de Contabilidade, que aborda a temática ‘O papel da Contabilidade num cenário pós pandemia: Oportunidades e Desafios’, ocorre, de forma híbrida, com transmissão por meio da plataforma online Youtube. O evento tem como objetivo promover educação continuada e proporcionar conhecimentos sobre a Contabilidade para profissionais e estudantes da área contábil, bem como de outros campos, além de estimular a produção científica através da apresentação de trabalhos.

Foto Conveno paraibana de Contabilidade

Além do secretário de Estado da Fazenda e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Bruno Sitônio, participaram da mesa de abertura da VIII edição da Convenção Paraibana de Contabilidade (CRC-PB), o delegado da Receita Federal da Paraíba, Hamilton Sobral, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), André Carlo Torres Pontes, que representou o presidente do TCE-PB, Fernando Rodrigues Catão e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon-PB), Abelci Assis Filho.