Skip to content
  • 05 Novembro 2021

SEFAZ-PB realiza capacitação de estudantes para prestar serviços no Núcleo de Apoio Contábil Fiscal

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), por meio da Escola da Administração Tributária (ESAT), iniciou um curso intensivo de capacitação para os estudantes de graduação de Ciências Contábeis e de Gestão Financeira da Uniesp, que vão participar do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), inaugurado no último mês de outubro, na nova Sede do Procon-PB, no Centro de João Pessoa.   

 

A criação do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) é uma parceria da SEFAZ-PB, do Procon-PB, da Uniesp Centro Universitário e da Receita Federal. O objetivo é ampliar a prestação de serviço aos contribuintes nas áreas de orientação, de execução e de encaminhamento às obrigações tributárias tanto estaduais como federais, por meio de alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis e de Gestão Financeira. Eles prestarão o serviço na Sede do Procon-PB, no Centro de João Pessoa.

 

A capacitação, em forma de palestra, foi aberta ontem com o chefe de Gabinete da Sefaz-PB, José Erielson Nascimento, que fez uma “Apresentação das Competências e da Estrutura da Sefaz-PB” para os estudantes, detalhando as novas atribuições da pasta, após a fusão ocorrida em 2019. Naquele ano, a Secretaria da Receita e das Finanças foram fundidas e transformadas na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com duas novas secretarias executivas: Receita e Finanças.

 

APRESENTAR ESTRUTURA – O chefe de Gabinete da Sefaz-PB detalhou, na palestra de abertura, a nova estrutura, o organograma e às competências da pasta após a fusão; além das atribuições pertinentes às gerências e das novas nomenclaturas das repartições fiscais criadas antes da fusão como os Centros de Atendimento ao Cidadão (antigas Recebedorias de Renda) e as Unidades de Atendimento ao Cidadão (antigas coletorias). Contudo, Erielson apontou, sobretudo, em sua abordagem para a ampliação do atendimento e dos serviços, à distância, por meio do portal da Sefaz-PB (www.sefaz.pb.gov.br) e na Sefaz Virtual.

 

“A maioria dos estudantes de ciências contábeis e gestão financeira ainda não conhecia de perto a estrutura da Sefaz, após a sua fusão, com os inúmeros serviços disponíveis no portal para o contribuinte. Essa capacitação será um momento importante para os estudantes tirarem as suas dúvidas para mostrarem os caminhos e as ferramentas disponíveis para prestar um melhor serviço. Os contribuintes, muitas vezes perdem benefícios, descontos e oportunidade de renegociar uma dívida com o Fisco da Paraíba por falta de informação e este novo espaço no Procon-PB será o momento oportuno para os estudantes de ciências contábeis ajudarem o contribuinte no seu dia a dia, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal Contábil,  Estar informado sobre os serviços prestados pela Sefaz, o que a pasta realiza e oferece ao contribuinte é fundamental”, comentou José Erielson.   

 

IMAGEM CAPACITAO ESTUDANTES 04

 

Ontem, a segunda aula, em forma de palestra, intitulada de “Atendimento ao Cidadão 4.0”, com o gerente operacional de Formação e Educação Corporativa da ESAT, Cleber Soares Brito.

 

“Muitas vezes desvalorizado nas organizações, o profissional de atendimento é o cartão de visitas, é o primeiro contato entre a organização que representa e o cidadão que vem buscar uma prestação de serviço público. No mundo contemporâneo em que estamos inseridos, estudos relacionam o atendimento presencial ao atendimento não presencial, indicando um vasto campo de atuação a partir dos meios digitais, inteligência artificial e sua aplicabilidade sempre integrada, promovendo um atendimento de alta performance, possibilitando relações de proximidade de interesses e de satisfação entre atendente e cidadão”, comentou o facilitador Cleber Soares.

 

PALESTA TROUXE CLAREZA – A estudante de Gestão Financeira da Uniesp, Alda Célia da Silva Dantas, que vai participar do projeto do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), elogiou a qualidade do conteúdo da capacitação oferecida.  “Considerei excepcional a palestra sobre as competências e a estrutura da Sefaz. Ela nos trouxe uma clareza sobre as informações e as atribuições da pasta. Apesar de ser desafiadora essa missão e a legislação tributária muita complexa em nosso país, o desejo é de aprender a cada dia para prestar um melhor serviço no NAF, pois vamos ter a oportunidade de detalhar esses serviços realizados pela Sefaz ao contribuinte de forma mais clara, buscando prestar um melhor serviço de orientação e informação”, declarou a estudante, que está na fase final do curso.

 

AGREGA CONHECIMENTO – Para João Vitor Leite Fontes, que começou este ano o curso de Ciências Contábeis, mas que já acumula uma graduação em Direito, “participar do NAF vai agregar conhecimento ao currículo e será uma oportunidade de exercitar na prática as disciplinas teóricas de legislação tributária. Não é todo dia que temos a oportunidade de ouvir um auditor fiscal do Estado e ensinar com a sua experiência de mais de 20 anos como funciona a Secretaria da Fazenda por dentro, no seu dia a dia. Acredito que o acúmulo de aprendizagem adquirido nas palestras servirá para prestar uma melhor orientação no NAF”, frisou o estudante.
 
NOVAS PALESTRAS – Além da “Estrutura e Competências da Sefaz-PB” e do “Atendimento ao Cidadão 4.0”, os estudantes terão ainda aulas, em formato de palestras, sobre noções sobre os três tributos Estaduais (ICMS, IPVA e ITCD); de cidadania fiscal; de Microempreendedor Individual, além dos novos benefícios que serão oferecidos aos contribuintes até o mês de dezembro como a remissão do IPVA e do Refis do ICMS. Os auditores fiscais Marco Antônio Gouvea, Maria Helena Botelho Rolim, Tibério Batinga, Orlando Brindeiro e o gerente operacional de Formação e Educação Corporativa da ESAT, Cleber Soares, vão ministrar as próximas etapas da capacitação da ESAT aos estudantes, que acontecerão nos dias 16, 17, 23, 24 e 25 de novembro.

 

SEFAZ VAI OFERECER NOVE SERVIÇOS – Após a conclusão da capacitação, a Sefaz-PB vai oferecer, inicialmente, aos contribuintes nove serviços no Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), na sede do Procon-PB, por meio de estudantes do curso de ciências contábeis e gestão financeira. Será mais um espaço físico para orientações e serviços ao cidadão paraibano.

 

SEFAZ CAPACITA ESTUDANTES NAF 3

 

“O projeto do NAF é apaixonante. Ele fará uma integração da Universidade e do poder público em favor da sociedade para ampliar a prestação ao contribuinte paraibano. Serão oferecidos serviços desde as emissões de nota fiscal do MEI e do DAR Avulso (Pessoa Física), passando por Certidões Negativas, consulta de débitos do IPVA e de orientações sobre cálculo Difal/Substituição Tributária – MEI e do ITCD, até mesmo os novos benefícios como a remissão (perdão) de cinco anos do IPVA de motos até 162 cilindradas e também as orientações gerais para o REFIS do ICMS (Regularização Fiscal de empresas), que começa no mês de dezembro”, destacou o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano.

 

CAPACITAÇÕES AGENDADAS PARA ESTUDANTES DO NAF NO AUDITÓRIO DO PROCON-PB

PALESTRA/AULA

 DATA

 FACILITADOR

 

IPVA/ITCD

16 DE NOVEMBRO

Marco Antônio Gouvea

 

MEI

17 DE NOVEMBRO

Maria Helena Botelho

 

Cidadania Fiscal

23 DE NOVEMBRO

Cléber Soares

 

REFIS

24 DE NOVEMBRO

Orlando Brindeiro

 

Remissão do IPVA

25 DE NOVEMBRO

Tibério Batinga

 

Voltar ao topo