Skip to content
  • 09 Junho 2021

Varejo paraibano cresce 4,6% em abril, revela IBGE

A Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra resultados positivos no mês de abril em todas as comparações. As vendas do comércio varejista paraibano subiram 4,6% em abril sobre março deste ano contra 1,8% da média do País. Na comparação de abril sobre abril do ano passado, a expansão do varejo da Paraíba atingiu 20,3%.

 

No indicador do comércio varejista ampliado, que analisa os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, também registraram taxas expressivas, acima de dois dígitos. Na comparação de abril sobre março deste ano, o crescimento variou 10,2%, enquanto em abril sobre o mesmo mês do ano passado, a taxa expandiu 48,4%. Os índices da Paraíba também foram superiores à média nacional. O país cresceu 9,2% de abril sobre março e 41% entre abril deste ano sobre abril de 2020.  

 

Dados da Pesquisa mostram que de março para abril de 2021 os resultados positivos alcançaram 21 das 27 unidades da Federação. Frente a abril de 2020, as vendas do comércio varejista foram acompanhadas por todas as 27 unidades da federação. Já o comércio varejista ampliado cresceu em 25 das 27 Unidades da Federação.

 

Para o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, Cristiano Santos, “o resultado de abril mostra que o consumo das famílias tem se concentrado em momentos específicos do ano e as promoções no calendário do comércio estão perdendo força por causa das compras digitais”.

 

A Pesquisa do IBGE mostra que o resultado positivo de abril atingiu sete das oito atividades investigadas. A maior alta veio das vendas de móveis e eletrodomésticos, mas o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o único a registrar queda nas vendas em abril, frente ao mês anterior. O recuo fez com que o índice geral não fosse maior em abril, pois o setor representa quase metade (49,2%), do volume de vendas pesquisado.
Voltar ao topo