Skip to content
  • 20 Abril 2021

Aplicativo ‘Preço da Hora’ chega a 250 mil usuários na Paraíba e cresce durante a pandemia

O aplicativo Preço da Hora, ferramenta que disponibiliza, em tempo real, informações sobre os menores preços atualizados de quase 800 mil tipos de produtos no Estado da Paraíba, atingiu a marca de 250 mil usuários paraibanos. Durante a pandemia da Covid-19, as consultas, via aplicativo, cresceram por apresentarem buscas mais eficientes de preços de itens com mais comodidade, ao dispensar ligações telefônicas ou deslocamentos. O sistema mapeia em poucos segundos os menores valores de produtos comercializados na Paraíba, além de indicar a rota da loja no raio de 30 quilômetros.

 

As consultas de valores dos produtos que podem ser feitas via aplicativo no smartphone e também no portal https://precodahora.pb.gov.br têm uma média diária de 70 mil visitas. Em sua terceira versão, o aplicativo Preço da Hora, que completa no próximo mês de junho dois anos, trouxe uma série de atualizações. No período, incluiu módulos específicos como o de "Pesquisa de Medicamentos", "Busca por Combustível", "Lista de Compras", além de diversos melhoramentos técnicos de segurança e também na velocidade de pesquisas de itens.

 

BENEFÍCIOS ÀS FAMÍLIAS – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, “o sucesso do aplicativo, que foi uma ação acertada do Governo da Paraíba junto com o TCE-PB e a UFPB, vem trazendo uma série de benefícios às famílias paraibanas também durante a pandemia e ainda fortalecendo a economia local. Além de evitar o deslocamentos de consumidores em lojas, presencialmente, evitando o risco de contágio de Covid-19, tem sido uma ferramenta assertiva para encontrar melhores preços e, assim, também economizar diante da alta da inflação”, declarou o secretário, acrescentando que o aplicativo Preço da Hora “não é um sistema de pesquisa, mas uma ferramenta para saber em tempo real os preços praticados pelo comércio da Paraíba. A cada cinco minutos, o aplicativo é atualizado com base no banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), via nota fiscal emitida ao consumidor”, explicou.

 

SISTEMA ABRANGE 223 MUNICÍPIOS – O auditor de contas públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Aguinaldo Macedo, responsável pelo desenvolvimento, manutenção e atualizações do aplicativo Preço da Hora, destacou a abrangência dos produtos que podem ser pesquisados em tempo real no aplicativo. “Qualquer mercadoria que seja registrada em cupons e notas fiscais nos 223 municípios do Estado terá, automaticamente, o seu preço publicado na plataforma, desde uma caixa de fósforo a um veículo "0 KM". Ou seja, todos produtos comercializados em lojas formais podem ser consultados no sistema. Atualmente, o sistema já incluiu quase 800 mil tipos de produtos. A exceção fica por conta de preços de setores de serviços como hotéis, motéis, pousadas, restaurantes e demais estabelecimentos dessa natureza”, detalhou.

 

APLICATIVO VIROU REFERÊNCIA – O Preço da Hora, que é uma tecnologia 100% paraibana, tem despertado interesse de outros Estados, que têm vindo à Paraíba para fazer visitas técnicas para implantar o mesmo sistema. O exemplo mais evidente é o do Estado da Bahia. “A ferramenta já está implantada na Bahia e sendo utilizada por mais de 400 mil usuários naquele Estado. Mas há outros estados desenvolvendo Convênios de Cooperação Técnica com a Paraíba para utilização do Preço da Hora e também o seu "irmão mais novo" o "Preço de Referência", que será utilizado pela Administração Pública em processos licitatórios como, por exemplo, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás”, destacou Aguinaldo Macedo.

 

BENEFÍCIOS DURANTE A PANDEMIA – Além de pesquisar de forma rápida, cômoda (smartphones), assertiva e atualizada, os benefícios do aplicativo Preço da Hora cresceram durante a pandemia. Além de redução de risco de contágio da Covid-19 ao evitar o deslocamento físico às lojas ao oferecer consultas on-line, traz economia no ato da compra, pois também age no controle da inflação paraibana por buscar os menores preços do comércio aos cidadãos.

 

COMO BAIXAR O APLICATIVO – O aplicativo Preço da Hora está disponível para download nas lojas do Google Play e App Store nas plataformas Android e IOS. Outra opção de consulta é diretamente no site por meio do endereço www.precodahora.pb.gov.br. Com o aplicativo, o cidadão poderá saber exatamente qual o menor preço, em sua cidade, no raio de 30 quilômetros, com o endereço da loja e o Maps. O sistema abrange todos os 223 municípios paraibanos.
Voltar ao topo