• 19 Agosto 2019

SEFAZ realiza ‘Café de Integração’ entre gestores e técnicos e apresenta desafios da nova pasta

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT), o evento ‘Café de Integração’ com a presença dos secretários da Fazenda, de gestores, de auditores fiscais e de técnicos das secretarias executivas do Tesouro e da Receita.

Organizado pela ESAT, o evento serviu para aproximar os servidores das antigas pastas da Receita e das Finanças do Estado, que foram fundidas com a criação da Sefaz, no último mês de maio. Na ocasião, foi apresentados os novos desafios e projetos da nova pasta, como, por exemplo, os recursos do PROFISCO II PB (Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba), além do lançamento do primeiro aplicativo voltado para modernizar a fiscalização dos auditores fiscais de mercadoria em trânsito.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, uma nova equipe se formou, após a fusão das secretarias da Receita e das Finanças. “Este momento de integração, que foi adiado várias vezes diante de viagens, mas quero reforçar a integração das secretarias. Somos uma única equipe, como uma família, pois compreendemos que equipes fortes e integradas podem fazer com que os objetivos comuns sejam atingidos mais rapidamente em qualquer pasta, daí a importância desse momento de promover a comunhão de servidores das diversas pastas e gerências no café da manhã. Os recursos humanos de uma organização são os ativos mais valiosos e sei que eles são fundamentais. Manter a equipe unida, trabalhando de forma coesa e pensando sempre em crescimento será uma das tarefas mais importantes da nossa gestão”, frisou Marialvo, que apontou a modernização das secretarias como um norte, mas, sobretudo da pasta da executiva do Tesouro, pois daremos um passo importante para avançar na modernização da gestão fiscal.

Nivelar as pastas por meio do Profisco II - “O projeto de modernização da Sefaz passa pelo Projeto Profisco II, que prevê aquisição de novos equipamentos tecnológicos de última geração, programas, licenças, elaboração de novos sistemas de monitoramento e de controle do crédito fiscal, além de implantação de métodos institucionais avançados. Queremos, agora, que o processo de modernização que a Receita Estadual passou no Profisco I, agora seja implantado com mesma intensidade na secretaria executiva do Tesouro, antiga Finanças, como forma de buscar o nivelamento da pasta, que tem papel central no equilíbrio fiscal do Estado. Queremos acelerar e intensificar a modernização do Tesouro com o máximo de prioridade e os recursos do Profisco II estão chegando em um excelente momento” frisou Marialvo.

Durante o evento, os três secretários da Sefaz, Marialvo Laureano (titular), Bruno Frade (Executivo da Receita) e Mário Sérgio (Executivo do Tesouro), presentes no evento, afirmaram aos servidores as boas expectativas desse novo momento da secretaria, após a fusão, quando passou a gerenciar tanto a receita própria (vindos dos tributos do Estado) como as transferências governamentais e o fluxo de caixa do Estado. A busca por melhoraria da eficiência, da produtividade e dos resultados será uma constante na visão dos gestores dentro do novo governo do Estado.

Dinâmica de Grupo - Antes do café da manhã, a ESAT realizou ainda uma dinâmica de integração com todos os presentes intitulado de “Os contrários que se complementam”, como forma de aproximar duplas que tinham nomes afixados nas costas, aparentemente opostos, mas que se complementavam.. Cada pessoa precisava procurar seu oposto que era o complemento da dinâmica do tipo: “claro e escuro”; “quente e frio’; “sol e chuva”. Após um momento de diálogo a sós das diversas duplas formadas, mesclando servidores do Tesouro e da Receita, os servidores passaram a se apresentar em dupla para o grande público, falando algumas preferências do colega como forma de traçar um mini perfil de cada um deles.